quarta-feira, 24 de setembro de 2008

2ª Edição da Sexta Encantada

A sexta encantada de outubro não acontecerá em virtude dos preparativos do X Encanta Lafaiete. O proximo evento será em 14/11/08 com a Pianista Lidia Marzano. Aguardem mais detalhes

Estréia da Sexta Encantada foi um sucesso

“SEXTA ENCANTADA”

Dia 12 de setembro a capela de Santo Antônio acolheu um numeroso público (muitas pessoas não conseguiram entrar) para assistir a apresentação da primeira “Sexta Encantada”. Evento idealizado, promovido e apresentado pelo Roda Viva com apoio da Secretaria de Cultura, sócios da Associação Artística e Cultural Madrigal Roda Viva, Paróquia Nossa Senhora da conceição e Irmandade de Santo Antonio de Queluz.
Para os que lá estavam, uma noite especial. Do altar, a Missa de Emerico Lobo de Mesquita (compositor mulato, filho de português e escrava, nascido na região do Cerro em 1746) ressoava nas imponentes e belas abobadas da Capela, através de um coro integrado por 23 vozes adultas e coro Infanto Juvenil, muito bem alinhados no visual e na sonoridade, acompanhados pela organista Lídia Marzano e o violoncelo de Daniel Enache (primeiro cello da Orquestra de UEMG-BH).
Para o Maestro Geraldo Vasconcelos, o conjunto soube traduzir em espetáculo a série de horas de exaustivos e apaixonados ensaios e assim explorar as nuanças da partitura; e mais: cantamos para uma platéia mais que numerosa, culta e educada, composta por pessoas de diversos segmentos da sociedade. Tanto que no encerramento num gesto incomum, eu e todos os cantores sentimos uma grande vontade de aplaudir “nossa” platéia. E assim fizemos. Completa.
Merece destaque o cerimonial escrito pelo Presidente do Madrigal, o Senhor Luiz Otávio da Silva e conduzido com maestria pela Senhora Mauricéia Ferreira Maia. Entremeio as músicas, oportunas e esclarecedoras intervenções sobre os propósitos de cada canção no contexto litúrgico, nas palavras serenas e firmes do Padre José Maria, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Todo esse conjunto expressou notável aula de cidadania, de história da música e dos intrínsecos elementos da fé humana.
O público ainda foi brindado com dois números especiais, oriundos do barroco europeu: “Adágio em Dó Menor” do italiano Benedetto Martello, interpretado com leveza e virtuose por Lídia Marzano e a “Ária em Mi menor” de J. S. Bach que Daniel Enache executou com técnica e paixão.
Para fechar a noite o Madrigal cantou a “Ave Maria” de J. Arcadelt e o “Glória da Missa Afro” do Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca. Segundo Vasconcelos essa é uma composição que mistura o batuque e o samba canção, elementos íntimos da música brasileira a serviço da erudição descomprometida com as convenções da chamada “música clássica”. Esse número contou com o extraordinário acompanhamento de percussão de integrantes do grupo “Frutos da África”.
Ao final, aquela gostosa sensação de que é possível fazer um belo programa cultural sem sair de Conselheiro Lafaiete, fizeram com o público aplaudisse de pé.
O próximo espetáculo será dia 10 de outubro de 2008, às 20:00 horas. E a convidada pé a pianista Lidia Maria de Lana Marzano.
De parabéns diretores, cantores e Maestro do Roda Viva. Atenção empresários, é um bom negócio ser parceiro desse empreendimento, que veio para fazer história. Você que aprecia a boa música, seja um mecena da “Sexta Encantada” e de outros projetos como sócio da Associação Artística e Cultural Madrigal Roda Viva ou ainda parceiro/patrocinador do “X Encanta Lafaiete – Festival Internacional de Corais ... nos caminhos do ouro” que acontecerá no período de 26/10 a 01/11/08.

domingo, 14 de setembro de 2008

Sexta Encantada - 1ª Edição

A "Sexta Encantada" é um projeto ousado e que tem a pretensão de reverenciar, expressiva parcela da comunidade Lafaietense e região. A "Semana Clássica” durante o III FICO-Lá revelou que a nossa cidade ostenta uma platéia sofisticada e desejosa de grandes eventos com forte conotação para o erudito (... saber variado e profundo).
Para tanto, nos últimos quarenta dias músicos e outros abnegados trabalharam intensamente na montagem da solene Missa da Quarta-Feira de Cinzas de Lobo de Mesquita.
Assim o Madrigal Roda Viva pretende dar inicio a uma série de concertos, sempre na 2ª sexta-feira dos meses subseqüentes, às 20 horas, na bela Capela de Santo Antonio de Queluz, que naturalmente emoldura, com simplicidade, os espetáculos, emprestando-lhes uma atmosfera de grandeza, serenidade e aconchego.
Sejam bem vindos! “Cantantes licet usque minus vin laedet eamus” (Podemos ir cantando, o caminho será mais fácil).
Madrigal Roda Viva apresenta:
Sexta Encantada ... nos caminhos do Ouro
Programa: Missa da Quarta-feira de Cinzas - José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita
Madrigal Roda Viva
Piano: Lídia Marzano
Violoncelo: Daniel Enache
Regência: Geraldo Vasconcelos
Data: 12 de setembro de 2008 - 20 horas
Local: Capela de Santo Antonio de Queluz – Conselheiro Lafaiete - MG
Entrada Franca

Album picassa

para ver fotos de eventos anteriores http://picasaweb.google.com.br/encantalafaiete/EncantaLafaiete2007

Semana Clásica 2008

III FICO LÁ - “SEMANA CLÁSSICA”
Conselheiro Lafaiete viveu durante o mês de julho extraordinária efervescência cultural, durante a edição do III FICO LÁ. O Festival que vem se consolidando com sucesso no artesanato, na gastronomia, na dança e principalmente no teatro com a força do FACE, este ano nos trouxe uma “Semana Clássica” espetacular.
A Secretária de Cultura realizou uma parceria feliz. Coube ao Madrigal Roda Viva, com o suporte de toda a equipe da SECULT a gestão artística e condução da Semana. Assim, do dia 21 ao dia 26, a Capela de Santo Antônio foi palco de belos espetáculos, proporcionados por grupos locais e região.
Na segunda-feira dia 21, o Coral Santa Mônica do Bairro São João apresentou canções litúrgicas sob vozes muito bem alinhadas. Logo após, o Grupo “Frutos da África” esbanjou talento e emoção quando apresentou uma bela releitura de parte da Missa dos Quilombos de Milton Nascimento e Fernando Brant.
Terça-feira, dia 22 o Coro do Pequeri acompanhado da Orquestra de Câmara integrada por alunos da Escola de Música de São Brás e regência do Maestro Geraldo Juliano, apresentou clássicos da música erudita como Jesus Alegria dos Homens, entre outras.
Quarta-feira, dia 23 foi a vez da estréia da Banda Sinfônica de Queluz, que sob a regência do Maestro José Dionísio brindou a platéia com boleros e canções como “coração de estudante”, deixando boas expectativas de sucesso.
Quinta-feira, dia 24 outra promissora estréia: Sob a regência do Maestro G. Vasconcelos o Coral “Jovens a Mais Tempo” do Clube D. Pedro II ao apresentar tradicionais canções da MPB. Comoveu pela leveza harmônica e precisão rítmica. Na seqüência um show da mais pura música brasileira interpretada, com maestria, pelos alunos da Escola Queluziana de Viola sob a competente direção da Professora Daniela Cordeiro.
Sexta-feira, dia 25, o Madrigal Roda Viva elevou o espírito humano ao interpretar, na primeira parte da noite “Ave Maria” de Jacob Arcadelt; “Sixth Word” de Theodore Dubois para coro e solo; “Kyrie” da Missa para Quarta-feira de Cinzas de José Emérico Lobo de Mesquita e “Glória” da Missa Afro do Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca. Esta última com participação dos percussionistas do Grupo “Frutos da África”. Certamente, um dos maiores públicos (artistas, professores, imprensa, políticos, poetas, 'anônimos') que a bela Capela de Santo Antônio já recebeu estava inebriado com a atmosfera daquela música divina e muito bem interpretada.
Porém, a noite reservava outras surpresas. Para lançar a X Edição do Encanta Lafaiete – Festival Internacional de Corais, que acontecerá de 26 de outubro a 01 de novembro, foi mostrado um refinado vídeo contando a história dos Festivais anteriores e o que está sendo preparado, e mais: a emoção tomou conta quando o Mestre de Cerimônia chamou ao 'palco' o Madrigal Roda viva Infanto Juvenil. 12 crianças, elegantemente vestidas, adentraram o Altar da Capela e desfilaram um “rosário” de sons de beleza indescritível.
Para encerrar, os Madrigais (adulto e infanto) interpretaram a “Nona Sinfonia” de Beethovem. Ainda sob a ovação de uma platéia emocionada, o Presidente do Madrigal Roda Viva, Luiz Otávio da Silva, anunciou oficialmente o lançamento da X Edição do Encanta Lafaiete.
Sábado, dia 26, o Coral “Paulo Siqueira”, sob a regência de Paulinho Siqueira apresentou belos números da música popular americana e obras eruditas, magistralmente interpretadas pelo coro e o piano impar do Maestro Siqueira.
Enfim, as luzes da Capela de Santo Antônio se apagavam para a Semana clássica 2008 de forma exuberante. Deixando em todos a confiança de que Lafaiete possui refinada qualidade musical e, apesar das dimensões reduzidas da Capela, todas as noites lotada, a certeza de que temos uma platéia altamente educada, ansiosa por aplaudir grandes espetáculos.
Parabéns para os artistas e organizadores, que além da magia das músicas, a exceção de terça-feira dia 22, quando ocorreu um atraso de 21 minutos, foram simpáticos, educados e elegantemente pontuais; Todas as noites às 20:00 horas, os Mestres de Cerimônia e o Secretário de Cultura saudavam os presentes. Mais que organização, sinal de maturidade e respeito para com o público.
A magia dessa semana inspirou a poetisa Lêda Maria Augusta Vieira de Faria, membro da ACLCL à criação de mais uma pérola da nossa literatura: “Música, divina música”. Um belo poema dedicado a SECULT e ao Madrigal Roda Viv

Dicas para cantar bem

Alguns cuidados e dicas para se cantar bem:
Pontualidade nos ensaios e apresentações
Atenção às datas, horários e locais de apresentações.
Bom humor e espírito de amizade para todos do coral e ouvintes;
Zelo pelo uniforme, materiais (partituras, instrumentos, etc.) é a boa imagem do coral.
Estar sempre atento ao regente (concentração)
Boa posição corporal
Aquecimento vocal
Procure decorar as letras musicais
Atenção à passagem de tom
Procure impostar a voz (voz mais escura)
Interpretação da música (semblante e corporalmente)
Controlar a respiração, procurando ligar as frases.
Procurar o equilíbrio das vozes nos naipes
Atenção às variações do volume das vozes durante o canto
Preserve sua voz evitando o álcool, fumo, drogas, produtos gelados e super quentes.
Tome água, aos poucos, durante o dia.
Coma uma maçã
Tome suco de frutas cítricas ou coma a própria fruta.