sexta-feira, 7 de novembro de 2008

LAFAIETE, CAPITAL DA MÚSICA CORAL.

Durante uma semana, Conselheiro Lafaiete e região viveram dias de intensa agitação proporcionada pela presença dos corais Madrigal do Recife e FACHO de Olinda, PE; Capela Musical do Rio de Janeiro, RJ; SMED de Novo Hamburgo, RS; Collegium Cantorum de Curitiba, PR; Querubins do Horizonte de Ouro Preto, Arte e Som e Canto Livre de João Monlevade, Cidade dos Profetas de Congonhas, Tom Maior de Mariana e Cantares de Santa Bárbara, MG e os Internacionais SERPA de Lisboa, Portugal e Tuana Tua Nzambí de Angola, África.
Para o Maestro Geraldo Vasconcelos, Coordenador Artístico, o Festival surpreendeu pelo alto nível dos corais e pela extensa bagagem internacional dos maestros e maestrinas, entre eles: Adeuzi Batista, Helma Haller, José Beltrão, Luciano Mendes e Neuza Machado.
Os conjuntos exibiram repertórios que contemplam toda a história da música antiga até a mais recente; E completa: “nosso público também foi maravilhoso, mais que a extraordinária presença todas as noites, integrantes dos corais visitantes enalteceram a vibração e a postura de uma platéia que sabe aplaudir e reverenciar o artista”.
Nós, coralistas de todas as delegações, cantamos para milhares de pessoas, em vários Municípios do Alto Paraopeba. Igrejas e teatros lotados durante toda a semana atestam o sucesso do evento. É o que afirma Carminha Rodrigues, cantora e Supervisora Geral do Encanta Lafaiete, que acrescenta: mesmo contando com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura, através do Fundo Estadual de Cultura, outros apoiadores da cidade e região foram essenciais: Hotéis, restaurantes, lojas, Clubes Recreativos entre outros que deram um passo à frente e percebem que apoiar cultura não é um ato de doação, é sim uma parceria que traz ganhos para todos os envolvidos.
Também as pessoas que trabalharam nas equipes de apoio: D. Nilza, André Zebral, Agostinha Rodrigues, Lucas Vasconcelos, Dra. Mariana Paiva e Adriano, Mauricéia Maia, Professora Lídia Marzano, Valéria, Nicia e nossos coristas: Gonçalves Junior, Giovane, Dafne Lima, Giselda Rodrigues, Adão Nascimento, Tales Matos, Agnaldo Baeta, Artur Rodrigues, Daniel Lopes e Sônia Tereza, que além de cantar, durante todo o festival, lavaram, varreram, transportaram, cozinharam, serviram e guiaram as delegações.
Este ano o Roda Viva prestou homenagens a Vandson Paiva, ex-aluno do Nazaré, onde começou sua carreira como cantor lírico no coral dessa Escola e que deu grande contribuição para a existência do Encanta Lafaiete. Cantou no Ars Nova sob a regência de Carlos Alberto Pinto Fonseca e atualmente integra, como Baixo-barítono, o Coral Lírico do Palácio das Artes.
Também foram homenageadas as Professoras Nice Bertolaccine, Aparecida Ganime e Avelina Noronha pela extraordinária contribuição à cultura local através de seus ensinamentos.
Segundo os organizadores, a edição de 2008, é uma doce lembrança que soma acertos e erros e “no saudável exercício de reflexão e equilíbrio nos impulsiona para 2009, precisamente dias 09 a 12 de setembro; Para tanto já estamos com o regulamento pronto e corais internacionais pré-convidados”.
O Festival “faz parte do Calendário Oficial do Município de C. Lafaiete – Lei nº. 048/2007, sob gestão do Madrigal Roda Viva” – Entidade de Utilidade Pública Municipal Lei nº. 4.653/2004. Sua realização e internacionalização, desde 2005, só tem sido possível graças ao apoio, também, da Secretária de Cultura, Lazer e Turismo.
Força aos organizadores e que permaneça o encantamento.
Obrigado! Madrigal Roda Viva.