domingo, 16 de janeiro de 2011

Encontro de Corais - João Monlevade 2010

 Recebemos este depoimento e não poderíamos deixar de compartilhar com todos.
Encontro de Corais - "Artes das Artes" João Monlevade - 27/11/2010


MOVIDOS PELO AMOR
Não tem outra explicação. Um evento como esse só tem uma motivação: o amor pela música. Não podemos ser hipócritas também. Não é um espetáculo para qualquer um. Não podemos esperar que o grande público, bombardeado pelos estilos popularescos da moda tenham paciência a alcance para "suportar" um evento como este. Tem de ter um refinamento de alma, uma sensibilidade que vai além do mediano. Mas vamos falar do evento em si. Cheguei ao Centro Educacional às 20 horas e na porta fui recebido pela bela Julia, uma adolescente que recepcionava os convidados com um belo sorriso e muita cortesia. Ao adentrar o salão notei que o público não era grande. Já havia sido avisado de que mesmo gratuito, o evento não ficaria lotado. Tudo bem. Percebi que haviam várias pessoas muito bem vestidas, tudo muito chique e bem cuidado. Circulei pelo local, cumprimentei alguns conhecidos e fiz novos amigos. Conversei por exemplo com o Cristiano, que é engenheiro e que canta no Coral da ArcelorMittal. Ele me contou um pouco da gloriosa história do coral patrocinado pela própria usina. Encontrei-me ainda com o Quirino, do Sindicato dos Metalúrgicos, sempre sorridente e positivo. Até que chegou a hora dos espetáculos. Os mestres de cerimônias fizeram a abertura e começou o desfile de sons divinos.
CORAL ARTE SOM - João Monlevade
Comandado pela Rita de Abreu, autora do hino de João Monlevade, o coral formado no Cônego Higino emocionou os presentes. Formado apenas por adolescentes, cantou com simplicidade, mas com incrível afinação e disciplina. O coral, além da beleza da música, representa importante alternativa contra as tentações do mundo moderno. Arrancou aplausos principalmente com a música Carnavalito, do Folclore Andino. Tive a honra de entregar um troféu de participação nas mãos da Rita, uma pessoa especialíssima, que deixa um rastro de beleza por onde passa.
CORAL CANTO LIVRE - de Contagem
Depois da juventude do coral Arte Som, veio outra surpresa: o coral CANTO LIVRE de Contagem fformado quase que exclusivamente por integrantes da terceira idade, "crianças" maduras, que cantaram, encantaram e deixaram claro que a artenão tem idade.
MADRIGAL RODA VIVA - de Conselheiro Lafaiete
Já na apresentação do Maestro Geraldo Vasconcelos, era possível perceber a categoria do Roda Viva. Segundo seu maestro, eles acabavam de retornar de Machu Picchu, no Peru. Eles tem viajado pelo Brasil afora, sempre com grande receptividade por parte da platéia. Pois bem. Quando eles começaram a cantar, deu pra entender o porque de tamanho sucesso. Em "Gradual" do genial Pe José Mauricio, a dinâmica do Roda Viva se mostrou singular. A passagem de volumes intensos para vozes quase sussuradas se fazia com espantosa naturalidade. O gran finale com a homenagem ao carnaval brasileiro também foi sensacional.  
CORAL FAMÍLIA QUERUBINS MÚSICA E CIA - de BARÃO DE COCAIS
Outro excelente coral, extremamente afinado e harmônico. A se destacar a excelente interpretação da música BERIMBAU, de Baden Powell. Muito bonito ver a elegância, o figurino e a nobreza do maestro e dos integrantes do coral.
CORAL ARTE DAS ARTES - JOÃO MONLEVADE
Muito legal a música de abertura, um outro hino possível para monlevade. O maestro e compositor da música, o Sr Vicente Soares deu um show de vitalidade e o coral também não deixou por menos. A interpretação de Chuá-chuá também foi outro ponto alto deste coral, responsável pela idealização do encontro de corais e pela sua realização.
CORAL ARCELORMITTAL - João Monlevade
O Maestro Tó Vilela, de cara já quebrou o protocolo, dizendo que iria mudar a ordem de apresentação. Começou com uma música do compositor grego Vangelis, a Conquista do Paraíso, numa apresentação perfeita. Seguiu depois com a emocionante Promessas de Sol, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Pra encerrar  surpreendeu a todos com a bela interpretação da romântica "Quem sabe isso quer dizer amor," mais recente sucesso de Lô e Márcio Borges.
FRASE QUE TRADUZ O EVENTO
Nos seus agradecimentos, Tó, que além de músico, também tem dons poéticos, resumiu o que representou o 3° Encontro de Corais. Ele disse que ficava feliz pelo fato do evento estar acontecendo e que torcia para que outras vozes se somassem para que fosse formado um grande coral, as vozes de todas as pessoas da cidade, do país e do mundo. Ele tem razão. Deus canta através dos corais, uma das melhores formas de louvar o amor divino.
GRAND FINALE
Depois da apresentação do Coral da Arcelor, todos foram convidados a retornar ao palco para apresentação de uma música. A escolhida foi Jesus alegria dos homens. Foi uma apoteose de encher os olhos. Mais de 100 vozes no palco, somadas as vozes na platéia e o teclado preciso do Tó Vilela acompanhando tudo ( ele tem olhos nos dedos que enxergam muito, mas muito bem).
FUNDAÇÃO CASA DE CULTURA PRESENTE
A FCC se fez presente juntamente com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de João Monlevade. A Lindaura, diretora do Coral Arte das Artes, fez questão de ressaltar o empenho pessoal do Prefeito Gustavo Prandini, que foi decisivo para que o evento fosse um sucesso. O Sindicato dos Metalúrgicos também foi importante colaborador, juntamente com os empresários e comerciantes da cidade que reconheceram o valor artístico do festival e colaboraram de forma importante.

OBS - Aguardo as fotos que serão publicadas a posteriori. É que as palavras urgiam.
Por Marcos Martino

Roda Viva se prepara para mais um ano de apresentações

Sucesso municipal, nacional e internacional, o coral Madrigal Roda Viva comemora um 2010 de conquistas e se prepara mais um ano de muitos eventos. Entre os compromissos, os músicos aguardam, com expectativa, a 12ª edição do Encanta Lafaiete - Festival Internacional de Corais, que será realizado de 10 a 13 de novembro e terá como homenageada a poetisa, professora de Literatura e membro da ACLCL, Lêda Maria Augusta Vieira de Faria.

Em entrevista ao Jornal CORREIO, o maestro Geraldo Vasconcelos explicou que este ano já foram feitos contatos com os corais de Val Paraíso, do Chile; de Câmara, da Argentina; o Coro de Casper, do Peru, entre outros. “Do Brasil, vários grupos pretendem tomar parte, como o Coral Cobra Coral, de Maringá, no Paraná; o Voz Ativa, de São Paulo. Outros do Rio de Janeiro, de Olinda e Brasília, também manifestaram interesse em apresentar aqui. Pretendemos reunir, no máximo, seis corais, três de fora do país e o restante do Brasil. Também convidaremos diversos corais aqui da nossa região, de Mariana, Ouro Preto, Ouro Branco, São Brás do Suaçuí e queremos que todos participem do evento em noites alternadas, compondo com os demais corais que virão de outros países e região para que haja uma troca de experiência”, ressaltou.
Sex, 14 de Janeiro de 2011 15:28 Redação2 - Jornal correio da Cidade

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

2010 um ano de grandes realizações

Conselheiro Lafaiete a Macchu Pichu. Esse foi o itinerário traçado pelo Madrigal Roda Viva no ano de 2010. Um trajeto audacioso e que exigiria do grupo um ano carregado de grandes eventos antes, durante e após o retorno da Cidade Sagrada.

As principais quadras dessa expressiva viagem: 17 de janeiro - primeira estação: Projeto "Sol Maior" dentro da Romaria em Congonhas; 04 de abril - inédito Concerto de Páscoa em Conselheiro Lafaiete, tendo no programa obras de compositores como Arcadelt, Bach, Handel, Theodore Dubóis, César Frank, os Lafaietenses Rocha Ferreira e Allex Milagre, entre outros. A Igreja São Sebastião estava inteiramente tomada por um público emocionado com as canções executadas pelo Madrigal, solistas, quinteto de sopros, piano (Lidia Marzano) e um coro de crianças da Escola Municipal Professor Doriol Beato.

No dia 22 de maio o Roda Viva participou, como convidado, do 3º Encontro de Corais de Betim e no Instituto Inhotim; dia 03 de junho foi a Mariana realizar Concerto dentro do "II Em Canto Lírico" no Paço do Mestre e no dia 25 de julho a Cidade de Catas Altas da Noruega acolheu o Madrigal para o recital de encerramento da Semana das Artes.

O mês de agosto foi contemplado com os concertos de música brasileira para Professores e estudantes da Universidades de Chicago - EUA, na UNIPAC; a cerimônia de premiação de "mérito lojista" - CDL, no clube Santa Cecília e o concerto "A caminho de Cuzco" no Teatro Municipal.

ENCANTA LAFAIETE - Festival Internacional de Corais


A décima primeira etapa desse importante evento para a cultura de Conselheiro Lafaiete e região, apresentou um novo formato, ou seja, nos dias 21 e 22 de agosto a I Etapa mostrou os belíssimos corais da Universidade Federal de Juiz de Fora e o Tom Maior de Mariana, em duas grandes noites no Teatro Municipal e na Igreja barroca de Santo Antonio, respectivamente.

A II Etapa aconteceu nos dias 17 a 19 de setembro, dentro das comemorações oficiais do aniversário de Conselheiro Lafaiete, com as presenças dos corais da UERJ - Rio de Janeiro, Canto Livre da cidade de João Monlevade e o grupo Tuana Tua Nzambi de Angola - África. Os concertos, todos gratuitos, aconteceram no Teatro Municipal, Escolas Públicas, comércio, coreto e Igrejas entre outros.

LAFAIETE no berço da civilização latina

No dia em completava 12 anos de fundação, o Madrigal Roda Viva, acompanhado do Jornal CORREIO da Cidade, embarcava, às 5 da manhã, no aeroporto do Galeão - RJ, para a sua primeira turnê Internacional. Durante 6 dias o grupo se apresentou: no Teatro Municipal de Cuzco, em centros educacionais e na histórica Catedral da Plaza de Armas ao lado de grandes corais oriundos da Argentina, México, Chile, Venezuela e do Peru.

O Grupo brasileiro ainda vivenciou magnífica experiências de cantar e gravar, entre as Sagradas Montanhas de Matchu Pichu, berço da civilização Inca, parte de seu repertório composto de canções brasileiras de Padre José Mauricio Nunes Garcia a Lamartine Babo. O grupo desembarcou no Aeroporto de Confins no dia 7 de setembro.

REPERCUSSÃO

De volta ao Brasil, a direção do Madrigal trouxe a responsabilidade de dividir essa extraordinária vivência com a cidade e região, e isso vem acontecendo através de concertos vários, entre eles: entrega de honrarias em sessão solene da Câmara de Vereadores; Concerto de encerramento da Semana Cultura da Paróquia São Sebastião; participação nas comemorações da Semana Afro na Paróquia de São João Batista; Encerramento do X SIPAT das Contratadas da Gerdau; VIII Encontro de Corais VOZES QUE CANTAM - do Conservatório de Música de Mariana; Encontro de Corais ARTES DAS ARTES de João Monlevade; e os concertos natalinos na Praça do Cristo, no Fórum Dr. Assis Andrade e o encerramento de um ano magnífico por onde tudo começou: canções de natal "VILA NATALINA" na Romaria em Congonhas.

PARCERIAS SIGNIFICATIVAS

Além do apoio da Secretaria de Cultura para a realização do Encanta Lafaiete e de transporte para participação em eventos nas cidades da região o Madrigal Roda Viva destaca a importância da parceria com o CONSERVATÓRIO DE MUSICA "MESTRE VICENTE ÂNGELO DAS MERCÊS" da cidade de Mariana, que representando pelo seu presidente Efraim Rocha e o Maestro Adeuzi Batista, teve participação fundamental para a viagem do Madrigal ao Peru.

Outro episódio a ser destacado foi a celebração da parceria com o Jornal CORREIO da Cidade, que disponibilizou suas páginas para divulgação dos eventos do Madrigal Roda Viva; Fator importante e decisivo para a consolidação dessa cultura tão apreciada em Queluziano.