sábado, 29 de outubro de 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Madrigal Roda Viva - aperfeiçoamento

Aconteceu durante o mes de setembro/2011 na cidade de Mariana - MG o curso de Aperfeiçoamento de Maestros e Regentes de coros promovido pelo Museu da Musica de Mariana e o   Madrigal Roda Viva esteve presente através de seu regente  Geraldo Vasconcelos -
veja mais acessando o  link abaixo
Aperfeiçoamento de Maestros e Regentes de Coros – Museu da Música em Mariana

A proxima etapa consiste em preparação teórica do coro com apresentações futuras, de peças previamente escolhidas dentre as muitas de um catálogo fornecido pelo curso


preparação várias datas - mais  fotos das aulas

21/09/2011 - Aperfeiçoamento de Maestros e Regentes de Coro 3ª semana

13/09/2011 - Aperfeiçoamento de Maestros e Regentes de Coro 2ª semana

05/09/2011 - Aperfeiçoamento de Maestros e Regentes de Coro 1ª semana


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

XII Encanta Lafaiete - Coral BDMG

Coral BDMG

O Coral BDMG, um dos principais coros amadores de Minas Gerais, iniciou suas atividades no ano de 1989, na cidade de Belo Horizonte. Com repertório eclético, mas dedicado especialmente à música brasileira, o coro canta músicas da época colonial mineira, incluindo peças restauradas inéditas, obras eruditas, folclóricas e populares e música contemporânea.
Com turnês pelo interior de Minas e participação em importantes festivais nacionais e internacionais de corais, o BDMG possui uma história de muito sucesso. O coro já participou do show do cantor Edson Cordeiro e, o mais emblemático, no ano de 1994, fez parte do Especial Roberto Carlos, que foi televisionado para todo o país.

O Coral BDMG também é muito conhecido fora do Brasil. Com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, já apresentou concertos na Argentina, Paraguai, Itália, Alemanha, França, Irlanda e Portugal. No ano de 2000, realizou o projeto Qu4tro Cantos do Brasil em Portugal, em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil, com apresentações nas cidades portuguesas de Lisboa, Porto, Braga,Vila Nova de Gaia e Leiria.
O grupo já participou de gravações de álbuns de artistas mineiros e também tem um CD próprio com uma coletânea de músicas representativas das diversas influências étnico-culturais da música brasileira. Desde 2005, desenvolve o projeto “Coral BDMG na Estrada Real - a música colonial mineira em suas origens”, interpretando peças sacras compostas em Minas Gerais no século XVIII e início do século XIX nas cidades integrantes do circuito da Estrada Real.

XII Encanta Lafaiete - Coral Cantata do Colégio Nossa Senhora de Nazaré

Coral Cantata

O início do Coral Cantata aconteceu no Colégio “Nossa Senhora de Nazaré” em 1994 e logo após ser fundado o coro já iniciou sua jornada de sucesso. Formado por alunos e ex-alunos do Colégio, o Cantata tem como objetivo contribuir para a formação integral dos seus participantes, estimulando-os ao estudo, à pesquisa e ao gosto pelo trabalho em equipe.


O Coral Cantata já participou de importantes eventos nacionais e internacionais, tendo se apresentado em todo o país. Um dos coros mais conhecidos de Lafaiete e região, o Cantata já mostrou sua música para diversas regiões do país, desde várias cidades de Minas, até estados como Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina.

O repertório do coro é variado e envolve músicas populares, eruditas, folclóricas, nacionais e internacionais. Prezando por buscar uma constante interação entre palco e platéia, o Coral Cantata busca também o êxtase entre cantores e ouvintes. Essa ligação tem como produto final uma explosão cultural e musical para as duas partes.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

XII Encanta Lafaiete - Cobra Coral

Apresentamos um pouco da história de um dos mais consagrados corais do Brasil.

COBRA CORAL – Maringá – PR

No ano de 1996, na cidade de Maringá, se iniciava a história do Cobra Coral. O diretor do SESC da cidade, Antônio Vieira, convidou o maestro Marcus Geandré Nakano Ramiro para formar um coral com os funcionários do SESC.
Apesar de formado, o grupo não durou muito tempo, mas a idéia continuou viva. O SESC cedeu o espaço e dessa forma nasceu o Coral Maringá, que logo se tornou o “Cobra Coral”, já que seus integrantes queriam ser “cobras” na arte do canto coral.

O coral, formado essencialmente por maringaenses, possui no repertório uma vasta mistura de ritmos. A idéia de desmitificar que o canto coral não é apenas religioso deu certo, e o Cobra Coral trabalha diferentes estilos musicais. Além disso, une a essa mistura a vontade de mostrar a beleza e a arte do canto coral.
O Cobra Coral é um coral adulto e misto e é uma Associação Cultural sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal disseminar cultura e arte pelo Paraná e por todo o Brasil. A idéia é também realizar um trabalho que ajude a dar continuidade à realização do Festival Internacional de Corais de Maringá, que já se encontra em sua décima sexta edição.

Nos seus 16 anos de história, o Cobra Coral já realizou mais de 300 apresentações no Brasil e no exterior. Desde o ano de 2002, o coral se tornou Utilidade Pública do Município de Maringá e em 2006 passou a ser também Utilidade Pública do Estado do Paraná.

http://www.cobracoral.org.br/


XII Encanta Lafaiete - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS - 11 a 13 de novembro de 2011

              O Madrigal Roda Viva, prossegue os preparativos da XII edição do Encanta Lafaiete – Festival Internacional de Coras  que este ano acontecerá dias 11 a 13 de novembro.

Segundo o Diretor artístico e idealizador do Festival, Maestro Geraldo Vasconcelos, essa edição receberá sete corais, criteriosamente convidados, para assegurar concertos de excelência ao público de Lafaiete e região, notoriamente grande apreciador dessa arte.

           

XII Encanta Lafaiete - Canarinhos de Itabirito

          A décima segunda edição do Encanta Lafaiete está se aproximando e reserva grandes emoções para o público de toda a região. Corais renomados do Brasil e do exterior já asseguraram sua participação.

Canarinhos de Itabirito

O Coral Canarinhos de Itabirito foi fundado no ano de 1973 pelo regente, compositor e arranjador Pe. Francisco Xavier. No início o grupo se dedicava apenas ao canto coral e à liturgia católica, mas hoje em dia o Canarinhos expandiu suas atividades com aulas de instrumento, musicalização e técnica vocal. Essas aulas são ministradas gratuitamente para crianças e jovens.
Com sede em um casarão do séc. XVIII tombado pelo patrimônio histórico, o Coral Canarinhos hoje em dia é regido por Eric Lana que, além de maestro titular é responsável pela direção artística e coordenação pedagógica da instituição. Além de Eric, há ainda um grupo formado por cinco profissionais que auxiliam nas ações musicais do coral e também nas aulas dadas à comunidade.
Ao longo dos seus 38 de existência, o Coral Canarinhos de Itabirito, que é reconhecido como utilidade pública municipal, já se apresentou em diversos estados do Brasil. A música do coro foi destaque na programação da TV Globo e o grupo gravou o primeiro DVD no palácio das artes.





XII Encanta Lafaiete - corais convidados

Coral BDMG - Belo Horizonte - MG
http://www.bdmgcultural.mg.gov.br/coralbdmg/ 

Canarinhos de Itabirito
Cantata - Colégio Nossa Senhora de Nazaré - Conselheiro Lafaiete - MG



 Cobra Coral - Maringá --Paraná
http://www.cobracoral.org.br/



 Tom Maior  - Mariana - MG

Vocacional Cardona - Uruguai

XII Encanta Lafaiete - Vocacional Cardona

O Madrigal Roda Viva segue preparando o  Encanta Lafaiete – Festival Internacional de Corais que acontecerá de 11 a 13 de novembro. Para a XII edição 8 corais de renome internacional se farão presentes. Apresentaremos os oito corais convidados. O primeiro será o Vocacional Cardona do Uruguai.

       
Coral Vocacional Cardona do Uruguai
O Coral Vocacional Cardona faz sua segunda visita à Lafaiete nesta XII edição do Encanta. O coro uruguaio já se apresentou no Brasil por diversas ocasiões e foi um dos corais participantes da primeira edição internacional do Encanta Lafaiete, no ano de 2006.
Atualmente, o Vocacional Cardona é formado por 25 cantores. Fundado no ano de 1974 na cidade de Cardona, no Uruguai, o coral tem suas atividades divididas em duas etapas. A primeira teve início no ano de 74 e foi até 86, sendo marcado por apresentações no município de Cardona e em Montevideo. A segunda fase do coral começou em 1993 e vai até os dias de hoje e se iniciou nas comemorações do 90° aniversário de fundação de Cardona. A partir desta data, o Coral Vocacional Cardona passou a desenvolver um intenso trabalho, se aprensentando por toda a América Latina.
O regente é o maestro Vladimir Schneiderman, compositor e professor de Direção Coral, Piano e Solfejo. O regente é um dos fundadores da Associação Uruguaia de Canto Coral. O repertório do coral uruguaio é bastante variado, indo desde a música popular do Uruguai às obras polifônicas, passando pela música latino-americana e Música Sacra. O Vocacional Cardona do Uruguai tem gravado dois CDs e um DVD ao vivo.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Caldo & Cantos

QUER UMA NOITE DE SEXTA-FEIRA CULTURAL?

 DIA 28 DE OUTUBRO DE 2011 -  19H
SEDE SOCIAL DO CLUBE DOM PEDRO


CALDO & CANTOS 


Uma realização do Restaurante Sobrado & Cia. e do Madrigal Roda Viva
Este evento tem como finalidade promover e levantar fundos para o XII Encanta Lafaiete - Encontro Internacional de Corais de Conselheiro Lafaiete!
Ingressos a R$10,00!
E você ainda vai concorrer a prêmios!
Vendas com os cantores do Madrigal...!
Mais informações:
Pelo telefone: 3762-1181 - Édila / Luís Cláudio
Ou 3721-1396 – Geraldo/Giselda
Ou por e-mail: rodavivamadrigal@yahoo.com.br

Venham prestigiar e contribuir com a cultura de nossa cidade!


Gostou? Ajude-nos a divulgar...!