Mais uma vez as luzes se ascendem, abrem-se para Lafaiete e região as cortinas do X ENCANTA LAFAIETE – Festival Internacional de Corais -, que ao nome faz jus, pois encanta todos que daqui participam e que de fora vem para esta terra onde se esconde entre as montanhas de Minas em formoso clarão, tanto o é, que a chamaram um dia Queluz. Bem-vindos maestros, bem-vindos cantores, bem-vindos músicos do Brasil e do mundo à singeleza deste lugar e à magnitude desse evento.
Conselheiro Lafaiete se orgulha em sediar pela décima vez o Festival que nascido aqui há quase uma década, cresceu, e aos poucos, conquistou sua existência independente, através do trabalho disponível daqueles que encantados foram pelo canto coral e não só os da ativa, todos se envolveram no trabalho doado à arte que transformou-se em rico e esperado presente para toda a comunidade de nossa cidade e região.
Vivemos hoje o apogeu da nossa cultura, desbravada como o País, por intrépidos e valorosos homens, que resistiram às matas fechadas e trouxeram erguidas suas bandeiras. Enfrentando a insensibilidade do cotidiano, a cegueira dos poderosos e ainda mais a falta de hábito dos nossos jovens para com o belo.
O mundo globalizado esqueceu-se da alma, dos sentimentos, do lírico, da poesia e fez da música, produto de mercado. Coube, aos destemidos agentes culturais o resgate, a restauração e a promoção de tudo aquilo que entre destroços de uma sociedade massificada, significava verdadeiros encantamentos, envoltos em tosca camada de desprestígio e ignorância.
Entre estes diamantes escondidos, estava também o canto coral, que nestas Minas desejava ecoar entre as montanhas, fazendo bailar as verdes matas, acompanhar os pássaros, embalar os rios e compor indiscutivelmente as linhas que definem a nossa gente e o nosso Estado.
O X ENCANTA LAFAIETE é mais uma das janelas que, abertas nos casarios mineiros, significa um olhar adiante na história, porque nasce do trabalho de quem aqui vive e se preocupa tanto com as manifestações artísticas quanto com a consciência cultural da nossa gente, gerando, muito mais que espetáculos, a promoção da arte aqui produzida e do nome da nossa cidade.
É neste ínterim cultural que acreditamos e nos propomos a trabalhar senão unânimes nas áreas, paralelos nas ações e fixos num só objetivo. Encantar, encantar e encantar, pelo que somos, pelo que fazemos, pelo que cremos e, sobretudo, pelo lugar que habitamos.
Conselheiro Lafaiete está e continuará encantada... sempre, porque não lhe faltará vontade, braços e vozes que unidas num uníssono ato, nos propiciará dias de completa FELIZ CIDADE.
Geraldo Lafayette
Secretário de Cultura, Lazer e Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário