O que acontece quando a primeira nota a ser tocada pelo instrumento de uma orquestra desafina?
Maestro e todos os músicos notam o problema e cada um ganha um reforço para fazer com que sua nota e seu instrumento não desafinem. Eles olham para a partitura e já garantem que acertarão de primeira. O erro do primeiro músico serve como alerta imediato, para todos os outros.
Mas se você está tocando sozinho, não há alertas imediatos. Você toca e você mesmo tem que se policiar, todo o tempo. Na vida somos assim. Não costuma haver alguém ao nosso lado, dando instruções o tempo todo.
Por isso é tão importante cuidar das primeiras notas do seu dia. As primeiras tarefas devem ser as mais importantes - mesmo que menos interessantes. A festa pode esperar. A balada sempre vai existir. A rede social valerá alguns milhões de dólares a mais, no final do dia. Mas e sua vida? Aquela da qual você é comandante?
Você encontrará todas as desculpas do mundo para não fazer o que deve ser feito. E quanto mais inteligente, melhores serão as desculpas. Mas no final do dia, o que importa é se você fez o que deveria fazer ou não. Sem razões para não ter feito isso. Não teve tempo? As suas 24 horas são iguais as 24 horas de todo mundo.
Quem está familiarizado com o trabalho de Stephen Covey entende que sua vida não é resultado de sua análise, mas de sua ação. Parece que, por mais que eu repita isso, muita gente não lê. Talvez até você ache que ação é o modo como sente algo, ou sua intenção. Mas intenção ou sensação não é ação. É detecção.
Comece seu dia fazendo o mais importante. Escreva na agenda e siga o que você escreveu. Respeite-se. Você descobrirá que o dia acabou e você não fez muitas das coisas que gostaria de ter feito. Mas, ao contrário do resto do mundo, você terá feito coisas que - ainda bem - são muito importantes. Isso é o que tornará você uma pessoa de valor. Sem desculpas, sem explicações. Só resultados.
As missões desta semana tem o objetivo de ajudar nos resultados de sua vida.
Uma ótima semana, cheia de resultados, para você!
Aldo Novak
Nenhum comentário:
Postar um comentário