Cantar é um elemento da articulação. As palavras da música devem ser muito
claras e objetivas, para causar um processo de ação e reação imediata. Para que
isto aconteça, deve-se levar em conta dois processos:
- Articulação: processo pelo qual os órgãos da fala moldam o som vocal em
sons reconhecíveis da fala.
- Interpretação: processo pelo qual se carrega o espírito ou significado da
música através do modo como se executa.
O primeiro passo para uma boa interpretação é o domínio de uma boa
articulação. Tanto no canto, quanto na fala (a muitas pessoas), os movimentos
articulares devem ser mais acentuados do que na conversação usual.
Os elementos na figura acima estão intimamente envolvidos no que se refere à
articulação e clareza do som. Qualquer alteração no funcionamento deles irá
interferir no som emitido.
Lábios
Há pessoas que possuem um problema de excessiva tensão labial, o que impede a
boa mobilidade e flexibilidade. Por outro lado, existem pessoas que possuem um
tônus labial baixo, ou seja, flácido.
A posição ideal para os lábios, é aquela que ajuda o rosto a Ter uma
expressão agradável, feliz. Deve-se evitar puxá-los exageradamente para os
cantos ou para frente quando se estiver cantando ou falando, pois isto pode
modificar a qualidade sonora.
Para aqueles com problema de tensão ou flacidez labial, existe um
procedimento muito simples e bastante eficaz, sugerido pelo fisioterapeuta e
fonoaudiólogo Noélio Duarte. Primeiramente, deve-se visualizar a boca e seus
pontos-chave:
Quem tem excessiva tensão, deve relaxar os lábios, apertando com o indicador
e o polegar nos pontos indicados acima, seguindo a ordem numérica referida. Deve
apertar cada ponto com firmeza, no entanto, sem exageros, durante 5 a 10
segundos. Pode ser incômodo, mas, ao final, os resultados vão valer à pena.
Já quem tem lábios flácidos, precisa de tonificação. O procedimento é o
mesmo, só que ao invés de apertar demoradamente, dá-se ligeiros apertões
(apertando e soltando imediatamente) no mesmo sentido numérico do esquema. Estas
pessoas também podem fazer exercícios do "i" ou do "u", torcendo a boca para um
lado e para o outro.
De um modo em geral, neste exercício das vogais, pode-se utilizar o "p" e o
"b" para treino labial, pois estas consoantes são totalmente dependentes dos
lábios.
Língua
A língua é o principal órgão da articulação, pois interfere na formação das
vogais e consoantes. Em média, a língua trabalha numa velocidade de 370
movimentos por minuto.
Cerca de 90% dos problemas que envolvem a língua são de tensão. Isso causa o
ressecamento da boca pela retração constante da língua. Este posicionamento não
estimula muito a produção de saliva em termos fisiológicos, e também interfere
consideravelmente na emissão do som, por razões explicadas mais adiante quando
falarmos da faringe.
Existem, também, aqueles que precisam tonificar a língua, sendo
caracterizados pelo acúmulo excessivo de saliva.
A língua deve permanecer numa determinada posição, chamada de "posição de
repouso", ao longo do "assoalho" da boca tocando os dentes inferiores. Veja os
seguintesexercícios de relaxamento.
 |
- colocar a língua um pouco para fora da boca e morder levemente a pontinha
da língua |
 |
- pressionar a língua fortemente contra os dentes fechados por
5 segundos; |
Em seguida, deve-se associar os dois exercícios lentamente. Alguns problemas
da pronúncia do "S" podem ser resolvidos com a colocação da língua na posição de
repouso.
Maxilar
A tensão é um grande fator limitante da boa atuação dos maxilares. Pode-se
perceber a tensão existente ao se fechar os dentes e engolir a saliva. Quando se
canta de boca fechada ocorre isto. Por isso, aparecem dores após o ensaio ou
apresentação, ou mesmo após a fala.
O maxilar interfere nos músculos da face, modificando o poder de contração.
Portanto, deve-se relaxar esses músculos, facilitando a abertura e a
flexibilidade da boca e liberando os músculos da garganta.
Nunca se deve usar posições forçadas, tais como empurrar o maxilar para
frente, puxá-lo para trás ou trancá-lo numa posição. A sonoridade vai depender,
em parte, da abertura que for dada ao maxilar. Em relação à tensão ao maxilar
inferior, pode-se realizar alguns exercícios, lembrando que devem ter maior
cuidado ao realizá-los aqueles com tendência à luxação do maxilar.
 |
1. Lateralização
Abrindo a boca e movimentando o maxilar para a
direita e para a esquerda. |
|
2. Abertura total
Abrindo bem a boca por alguns
segundos. |
 |
3. Projeção anterior
Com a língua na posição de repouso,
projetando-se o maxilar para a frente, permanecendo assim por alguns
segundos.
4. Projeção posterior
Com a ajuda de um dedo, fazendo-se um recuo
do maxilar por alguns segundos. |
Faringe
A faringe tem a função de ampliar o som, e embora não seja essencial para a
articulação, está intimamente ligada à posição assumida pela língua. Seu melhor
desempenho dependerá do comportamento da língua.
A ampliação do som será tanto melhor quanto melhor for o espaço que o som
puder ocupar dentro da boca.
Como se pode ver neste esquema, a voz terá uma melhor ampliação na posição 1,
a qual tem o dobro do tamanho da posição 2. Deve-se notar como o hábito tão
comum da posição 3 diminui consideravelmente o espaço para a ampliação da
voz.
Existem exercícios que facilitam a aquisição do hábito da posição 1:
- sabe-se que ao se fazer o movimento de engolir, a língua inicialmente sobe
e em seguida, sua parte posterior desce. Então, com o dedo indicador e o polegar
em cada extremo do maxilar inferior, faz-se o movimento de engolir. Quando a
parte posterior da língua estiver descendo, mantém-se uma pressão para baixo,
forçando os dedos, sem esquecer que a ponta da língua deve estar no padrão de
repouso.
- pode-se escolher um tom médio, e com as vogais "a", "o", e "u" as pessoas
podem cantar variando 0 padrão de língua na posição 2 (representado pela vogal
em minúsculo) e posição 1 (representada pela vogal em maiúsculo).
Palato
O palato se divide em 2 partes: o palato duro (céu da boca) e o palato mole
(úvula, conhecida como campainha).
O palato duro está envolvido com a projeção da voz, e o palato mole com a
formação de sons orais e nasais.
O som, na verdade, é formado por ondas. As ondas só se propagam em linha
reta, daí a importância do palato duro aliado a uma boa postura da cabeça:
Sabe-se que as narinas são responsáveis pela ressonância nasal. Porém, o som
nasal só será emitido com a "permissão" do palato mole (a úvula).

Sons nasais

Sons orais
Para emitir esses sons nasais, a úvula desce. Caso suba, os sons emitidos
serão orais.
O excesso ou a falta de nasalidade podem representar sérios problemas de voz,
afastando-se da normalidade e modificando o som original que deveria ser
produzido.
A origem dos problemas pode estar no hábito de colocação errada da voz, até
problemas mais sérios, como tumores, sinusite, adenóide e excesso de muco.
extraido de :
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