domingo, 14 de setembro de 2008

Semana Clásica 2008

III FICO LÁ - “SEMANA CLÁSSICA”
Conselheiro Lafaiete viveu durante o mês de julho extraordinária efervescência cultural, durante a edição do III FICO LÁ. O Festival que vem se consolidando com sucesso no artesanato, na gastronomia, na dança e principalmente no teatro com a força do FACE, este ano nos trouxe uma “Semana Clássica” espetacular.
A Secretária de Cultura realizou uma parceria feliz. Coube ao Madrigal Roda Viva, com o suporte de toda a equipe da SECULT a gestão artística e condução da Semana. Assim, do dia 21 ao dia 26, a Capela de Santo Antônio foi palco de belos espetáculos, proporcionados por grupos locais e região.
Na segunda-feira dia 21, o Coral Santa Mônica do Bairro São João apresentou canções litúrgicas sob vozes muito bem alinhadas. Logo após, o Grupo “Frutos da África” esbanjou talento e emoção quando apresentou uma bela releitura de parte da Missa dos Quilombos de Milton Nascimento e Fernando Brant.
Terça-feira, dia 22 o Coro do Pequeri acompanhado da Orquestra de Câmara integrada por alunos da Escola de Música de São Brás e regência do Maestro Geraldo Juliano, apresentou clássicos da música erudita como Jesus Alegria dos Homens, entre outras.
Quarta-feira, dia 23 foi a vez da estréia da Banda Sinfônica de Queluz, que sob a regência do Maestro José Dionísio brindou a platéia com boleros e canções como “coração de estudante”, deixando boas expectativas de sucesso.
Quinta-feira, dia 24 outra promissora estréia: Sob a regência do Maestro G. Vasconcelos o Coral “Jovens a Mais Tempo” do Clube D. Pedro II ao apresentar tradicionais canções da MPB. Comoveu pela leveza harmônica e precisão rítmica. Na seqüência um show da mais pura música brasileira interpretada, com maestria, pelos alunos da Escola Queluziana de Viola sob a competente direção da Professora Daniela Cordeiro.
Sexta-feira, dia 25, o Madrigal Roda Viva elevou o espírito humano ao interpretar, na primeira parte da noite “Ave Maria” de Jacob Arcadelt; “Sixth Word” de Theodore Dubois para coro e solo; “Kyrie” da Missa para Quarta-feira de Cinzas de José Emérico Lobo de Mesquita e “Glória” da Missa Afro do Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca. Esta última com participação dos percussionistas do Grupo “Frutos da África”. Certamente, um dos maiores públicos (artistas, professores, imprensa, políticos, poetas, 'anônimos') que a bela Capela de Santo Antônio já recebeu estava inebriado com a atmosfera daquela música divina e muito bem interpretada.
Porém, a noite reservava outras surpresas. Para lançar a X Edição do Encanta Lafaiete – Festival Internacional de Corais, que acontecerá de 26 de outubro a 01 de novembro, foi mostrado um refinado vídeo contando a história dos Festivais anteriores e o que está sendo preparado, e mais: a emoção tomou conta quando o Mestre de Cerimônia chamou ao 'palco' o Madrigal Roda viva Infanto Juvenil. 12 crianças, elegantemente vestidas, adentraram o Altar da Capela e desfilaram um “rosário” de sons de beleza indescritível.
Para encerrar, os Madrigais (adulto e infanto) interpretaram a “Nona Sinfonia” de Beethovem. Ainda sob a ovação de uma platéia emocionada, o Presidente do Madrigal Roda Viva, Luiz Otávio da Silva, anunciou oficialmente o lançamento da X Edição do Encanta Lafaiete.
Sábado, dia 26, o Coral “Paulo Siqueira”, sob a regência de Paulinho Siqueira apresentou belos números da música popular americana e obras eruditas, magistralmente interpretadas pelo coro e o piano impar do Maestro Siqueira.
Enfim, as luzes da Capela de Santo Antônio se apagavam para a Semana clássica 2008 de forma exuberante. Deixando em todos a confiança de que Lafaiete possui refinada qualidade musical e, apesar das dimensões reduzidas da Capela, todas as noites lotada, a certeza de que temos uma platéia altamente educada, ansiosa por aplaudir grandes espetáculos.
Parabéns para os artistas e organizadores, que além da magia das músicas, a exceção de terça-feira dia 22, quando ocorreu um atraso de 21 minutos, foram simpáticos, educados e elegantemente pontuais; Todas as noites às 20:00 horas, os Mestres de Cerimônia e o Secretário de Cultura saudavam os presentes. Mais que organização, sinal de maturidade e respeito para com o público.
A magia dessa semana inspirou a poetisa Lêda Maria Augusta Vieira de Faria, membro da ACLCL à criação de mais uma pérola da nossa literatura: “Música, divina música”. Um belo poema dedicado a SECULT e ao Madrigal Roda Viv

Nenhum comentário: