terça-feira, 4 de janeiro de 2011

2010 um ano de grandes realizações

Conselheiro Lafaiete a Macchu Pichu. Esse foi o itinerário traçado pelo Madrigal Roda Viva no ano de 2010. Um trajeto audacioso e que exigiria do grupo um ano carregado de grandes eventos antes, durante e após o retorno da Cidade Sagrada.

As principais quadras dessa expressiva viagem: 17 de janeiro - primeira estação: Projeto "Sol Maior" dentro da Romaria em Congonhas; 04 de abril - inédito Concerto de Páscoa em Conselheiro Lafaiete, tendo no programa obras de compositores como Arcadelt, Bach, Handel, Theodore Dubóis, César Frank, os Lafaietenses Rocha Ferreira e Allex Milagre, entre outros. A Igreja São Sebastião estava inteiramente tomada por um público emocionado com as canções executadas pelo Madrigal, solistas, quinteto de sopros, piano (Lidia Marzano) e um coro de crianças da Escola Municipal Professor Doriol Beato.

No dia 22 de maio o Roda Viva participou, como convidado, do 3º Encontro de Corais de Betim e no Instituto Inhotim; dia 03 de junho foi a Mariana realizar Concerto dentro do "II Em Canto Lírico" no Paço do Mestre e no dia 25 de julho a Cidade de Catas Altas da Noruega acolheu o Madrigal para o recital de encerramento da Semana das Artes.

O mês de agosto foi contemplado com os concertos de música brasileira para Professores e estudantes da Universidades de Chicago - EUA, na UNIPAC; a cerimônia de premiação de "mérito lojista" - CDL, no clube Santa Cecília e o concerto "A caminho de Cuzco" no Teatro Municipal.

ENCANTA LAFAIETE - Festival Internacional de Corais


A décima primeira etapa desse importante evento para a cultura de Conselheiro Lafaiete e região, apresentou um novo formato, ou seja, nos dias 21 e 22 de agosto a I Etapa mostrou os belíssimos corais da Universidade Federal de Juiz de Fora e o Tom Maior de Mariana, em duas grandes noites no Teatro Municipal e na Igreja barroca de Santo Antonio, respectivamente.

A II Etapa aconteceu nos dias 17 a 19 de setembro, dentro das comemorações oficiais do aniversário de Conselheiro Lafaiete, com as presenças dos corais da UERJ - Rio de Janeiro, Canto Livre da cidade de João Monlevade e o grupo Tuana Tua Nzambi de Angola - África. Os concertos, todos gratuitos, aconteceram no Teatro Municipal, Escolas Públicas, comércio, coreto e Igrejas entre outros.

LAFAIETE no berço da civilização latina

No dia em completava 12 anos de fundação, o Madrigal Roda Viva, acompanhado do Jornal CORREIO da Cidade, embarcava, às 5 da manhã, no aeroporto do Galeão - RJ, para a sua primeira turnê Internacional. Durante 6 dias o grupo se apresentou: no Teatro Municipal de Cuzco, em centros educacionais e na histórica Catedral da Plaza de Armas ao lado de grandes corais oriundos da Argentina, México, Chile, Venezuela e do Peru.

O Grupo brasileiro ainda vivenciou magnífica experiências de cantar e gravar, entre as Sagradas Montanhas de Matchu Pichu, berço da civilização Inca, parte de seu repertório composto de canções brasileiras de Padre José Mauricio Nunes Garcia a Lamartine Babo. O grupo desembarcou no Aeroporto de Confins no dia 7 de setembro.

REPERCUSSÃO

De volta ao Brasil, a direção do Madrigal trouxe a responsabilidade de dividir essa extraordinária vivência com a cidade e região, e isso vem acontecendo através de concertos vários, entre eles: entrega de honrarias em sessão solene da Câmara de Vereadores; Concerto de encerramento da Semana Cultura da Paróquia São Sebastião; participação nas comemorações da Semana Afro na Paróquia de São João Batista; Encerramento do X SIPAT das Contratadas da Gerdau; VIII Encontro de Corais VOZES QUE CANTAM - do Conservatório de Música de Mariana; Encontro de Corais ARTES DAS ARTES de João Monlevade; e os concertos natalinos na Praça do Cristo, no Fórum Dr. Assis Andrade e o encerramento de um ano magnífico por onde tudo começou: canções de natal "VILA NATALINA" na Romaria em Congonhas.

PARCERIAS SIGNIFICATIVAS

Além do apoio da Secretaria de Cultura para a realização do Encanta Lafaiete e de transporte para participação em eventos nas cidades da região o Madrigal Roda Viva destaca a importância da parceria com o CONSERVATÓRIO DE MUSICA "MESTRE VICENTE ÂNGELO DAS MERCÊS" da cidade de Mariana, que representando pelo seu presidente Efraim Rocha e o Maestro Adeuzi Batista, teve participação fundamental para a viagem do Madrigal ao Peru.

Outro episódio a ser destacado foi a celebração da parceria com o Jornal CORREIO da Cidade, que disponibilizou suas páginas para divulgação dos eventos do Madrigal Roda Viva; Fator importante e decisivo para a consolidação dessa cultura tão apreciada em Queluziano.

Nenhum comentário: