sexta-feira, 8 de julho de 2011

"Música Divina Música"

"MÚSICA DIVINA MÚSICA"
   por Geraldo Vasconcelos - Maestro e Educador Musical

"A MÚSICA EM NOSSA VIDA"
Da Idade Média* à Revolução Francesa**, a música sempre foi um dos pilares de nossa cultura, de nossa vida. Compreendê-la fazia parte da cultura geral. Hoje, ela se tornou um simples ornamento que permite preencher noites fazias com idas a concertos ou óperas, organizar festividades públicas ou, quando ficamos em casa, com a ajuda dos aparelhos de som, espantar ou enriquecer o silêncio criado pela solidão. Donde o paradoxo: ouvimos, atualmente, muito mais música do que antes – quase ininterruptamente- mas esta, na prática, representa bem pouco, possuindo não mais que uma mera função decorativa.
Os valores que os homens dos séculos precedentes respeitavam não nos parecem, hoje, importantes. Eles consagravam todas suas forças, todos seus esforços e todo seu amor a construir templos e catedrais, ao invés de dedicarem-se à máquina e ao conforto. O homem de nossa época dá mais valor a um automóvel ou a um avião que a um violino, mais importância ao planejamento de um aparelho eletrônico que a uma sinfonia.
Pagamos preço bem alto por aquilo que nos parece cômodo, o indispensável; sem nos darmos conta, rejeitamos a intensidade da vida em troca da sedução enganadora do conforto – e aquilo que verdadeiramente perdemos, jamais recuperamos
____________________________________________________________________________
Nikolaus Harnoncourt – O DISCURSO DOS SONS
______________________________________________________________________
( * ) IDADE MÉDIA
O período da Idade Média foi demarcado com evidência em fatos políticos. Nesses termos, considera o seu começo com a desintegração do Império Romano do Ocidente, no século V - 476 d. C., e o fim do Império Romano do Oriente, com a queda de Constantinopla, no século XV - 1453 d.C. ou com a descoberta da América em 1492.
A Idade Média ou Era Medieval foi o período intermédio numa divisão esquemática da História da Europa, acordada pelos historiadores, em quatro "eras", a saber: a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
Fome, pestes e guerras são uma constante durante toda a era medieval. As invasões de árabes, vikings e húngaros dão-se entre os séculos VIII e XI. Isto trouxe grande instabilidade política e econômica.
Muitos Estados europeus são criados nesta época: França, Inglaterra, Dinamarca, Portugal e os reinos que se fundiram na moderna Espanha, entre outros.
Muitas das línguas faladas na Europa evoluíram nesta época a partir do latim, recebendo influências dos idiomas dos povos invasores.
( * * ) REVOLUÇÃO FRANCESA
Recebe o nome de Revolução Francesa o conjunto de acontecimentos que mudaram o quadro político e social da França entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799.
A revolução iniciou-se com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e seu encerramento aconteceu com o golpe de estado do “18 Brumário” de Napoleão Bonaparte. Entre as principais causas estavam os privilégios do clero e da nobreza e o Antigo Regime. Sendo influenciada também pelos ideais da Independência Americana (1776) e do Iluminismo.
Essa revolução está entre as maiores da história da humanidade. Podendo ser citada como o acontecimento que originou a Idade Contemporânea. Com a mesma, aboliu-se a servidão e os direitos feudais, assim como também se proclamou os princípios universais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
________________________________________________________
Geraldo Vasconcelos - Educador Musical e Maestro (Madrigal Roda Viva e Coral Cantata do Colégio Nazaré – Conselheiro Lafaiete, MG)

Nenhum comentário: