segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

A GRANDEZA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA


Gênero musical brasileiro que surgiu da Bossa Nova e que em 1964 representou a força da cultura contra o regime militar. A caraterística mais destacada deste gênero musical é a amplitude da sua diversidade, em particular, devido às mais diversas misturas de estilos e tendências que foi assimilando no seu gênero ao longo de décadas. Ritmos como o rock, soul, samba, música pop e artistas famosos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso e Marisa Monte e muitos outros, enriqueceram gradualmente a música popular brasileira.

A marca do nacionalismo

A música popular brasileira começou por ser uma música de protesto que transmitia um sentimento fortemente nacionalista. Por essa razão, muitos dos seus cantores sofreram episódios de censura. Ainda assim, a sua sonoridade suportava e prestava serviço a esse movimento renovado de contestação. Ao longo da sua evolução, ela adquiriu uma diversidade sem igual, que é hoje muito apreciada e que faz parte da cultura de qualquer brasileiro. No seu percurso evolutivo, passou pela tradição musical urbana carioca onde o choro e samba se encontram como símbolos da identidade nacional. De entre muitos outros Tom Jobim se destaca como um dos maiores talentos da música nacional. Esta abrangência não deve ser confundida por um estilo musical que por si só, representa a globalidade da música do Brasil, ela é apenas um dos muitos gêneros musicais presentes no país.
MPB: Cultura de um País 
Todas essas vertentes tornam a música popular brasileira representação vital da cultura brasileira. A sua importância é incontestável, pois o seu contributo para a proteção de toda uma história que resultou da fusão de variadas identidades culturais está reconhecido. A influência da música popular brasileira é encontrada em todo o mundo, e pode, portanto ser assumida como figura da gente do brasil. Não existe melhor forma de transmitir a história e identidade de um país do que pela música. Toda a música popular brasileira traz consigo uma história, um amor, reivindicações políticas, ou o simples quotidiano do Brasil.

A música: força da cultura do Brasil 

Não é possível falar sobre a identidade do Brasil sem referir a pluralidade da sua música, da sua importância na formação de cada indivíduo e do seu contributo na união da sociedade brasileira e na globalização da sua cultura. Os sons que caracterizam o seu povo se enraizaram de tal forma na sua história, que o brasileiro já nasce com o ritmo no sangue e o samba no pé.
A sua diversidade 
A diversidade da música brasileira atravessa épocas e regiões e sempre serviu o Brasil como forma de expressão nas mais variadas áreas: a política, a crítica social, numa mensagem sempre ligada ao impacto no povo de determinado momento da sua história. A combinação de influências europeias e africanas, introduzidas essencialmente por colonizadores portugueses e escravos, formou na sua essência a música do Brasil. A influência dos vários povos e etnias que mesclaram assim na origem do povo brasileiro deixou a sua marca no domínio musical.
A sua evolução 

Um Brasil construído sobre um imenso território, baseado em variadas culturas, classes sociais e etnias, sofreria inevitavelmente de uma desunião e afastamento dos seus estados tão divididos. Durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, é o Samba que vem salvar e transformar o Brasil numa nação unida e orgulhosa, gerando assim uma identidade nacional centrada na beleza da mistura das raças, e ficando para sempre ligada à imagem do país e da sua tradição. O atual Carnaval é a celebração máxima da sua música e um símbolo nacional que atrai milhões de pessoas de todas as partes do mundo todos os anos.

A sua influência

Ao longo dos mais de 500 anos de história, a música brasileira viveu muitas variações, de onde foram surgindo diversos estilos como o forró, a bossa nova, funk, sertanejo, pagode e brega que enriqueceram a cultura brasileira de tal forma que essas sonoridades compassam o coração de cada brasileiro desde o seu nascimento como se estivesse desde logo gravado no seu ADN.

A música caipira 
O termo Caipira surgiu da fusão entre o índio e o branco. Atualmente essa denominação está associada à ideia de uma figura estereotipada de um indivíduo que não fala corretamente, muitas vezes ridicularizada e objeto de gozação. Na realidade o "Caipira" tem ainda uma grande parte de índio, uma espécie de cultura livre, daí a sua profunda ligação à terra, às lendas e mitos e a sua música caracteristicamente rural, que quase sempre é um sentimento partilhado ao som de uma viola. 
A cultura caipira e sua influência na música 

A cultura caipira ficou bem conservada, devido principalmente sua localização do vasto território que forma o interior do Brasil. Possibilitou manter bem afastada das influências mais modernas, a cultura da época caraterizada pela colônia de Portugal que era o Brasil. De uma gente bem simples, que nutria um grande amor pela terra, que conhece como ninguém a natureza, e todos os seus segredos. A sonoridade caipira foi também por isso apelidada de "música do interior", pois está bem firme sobre uma temática sempre rural, repleta de romantismo puro, emoção, tristeza e melancolia. A viola caipira sempre faz parte do repertório, em oposição aos modernismos do Brasil urbano.

A modernidade ao seu serviço

No gênero caipira encontramos elementos como história de amor, choro, chuva, cristianismo, saudade e todos os elementos que vive da terra e para a terra. O afastamento da região interior do meio urbano permitiu preservar o seu estilo, e foi até mais longe, os modernistas defendiam o gênero musical legitimamente brasileiro e através do urbanismo, gravaram e divulgaram em larga escala a música caipira, mas de forma fiel à cultura que a originou e caracterizou. A modernidade percebeu a beleza e importância do som caipira, a qual embala multidão do Norte ao Sul do país, contribuiu deste modo para a sua proteção.


Fonte:: www.musicalmpb.com.br 

Nenhum comentário: