terça-feira, 14 de junho de 2011

GRANDE PÚBLICO E EMOÇÃO NA ESTRÉIA DE “MÚSICA NA IGREJA”

     
Aconteceu no domingo, 12 de junho, na Igreja de Santo Antônio, o primeiro concerto da série “MÚSICA NA IGREJA”, contemplando peças de grandes compositores eruditos internacionais, promovido pela Associação Artística e Cultural Madrigal Roda Viva.
.
            Sob a regência do Maestro Geraldo Vasconcelos o Madrigal interpretou “Choral n° 7 da Cantata 140” de J. S. Bach, “Gradual para Domingo de Ramos” de Pe. José Mauricio Nunes Garcia, “Ave Verum” de J. C. W. T. Mozart, “He wasching over Israel”  do Oratório Elias de F. Mendelssohn, “Four Word” e “Sixth Word” de Theodore Dubois, “Ave Maria” de Franz Xaver Engelhart, “Panis Angelicus de Cesar Franck, “Pater Noster” de P. I. Tchaikovsky, “Tollite Hostias” de Camille Saint Saëns, “Choral n° 3 do Te Deum” de Antonin Dvorák, “The Lord bless you and Keep you”  de John Rutter e “Hallelujah” do Oratório Messias de G. F. Haendell.
            Um grande público se fez presente, ocupando, até mesmo os corredores e escadarias da Igreja, para, após a última canção, aplaudir de pé um emocionante concerto que encantou em vários momentos principalmente quando Vasconcelos passou a regência para três de seus cantores.
O Maestro disse: “São inolvidáveis talentos para a regência e que tranqüilamente realizarão amplos feitos na música. Falo da alinhada sensibilidade da Professora Édila Campos, e o arrebatamento dos jovens e competentes Daniel Lopes e Talles Matos que praticaram a leitura das obras e dispuseram o coro ao seu caráter. Outrora alunos, agora compartes desse afazer coral, e que trarão muitas alegrias a Conselheiro Lafaiete e região”, certamente como cidadãos do mundo.

             Édila foi a responsável pela preparação dos meninos cantores da Escola Municipal Prof. Doriol Beato; Daniel Lopes se encarregou da preparação de The Lord bless e  regência da mesma, além da responsabilidade dos solos em Sixth Word, Panis Angelicus e Ave Maria; já o Maestro Talles Matos, responsável pela regência do Coral AABB – C. Lafaiete e solista em Four Word, conduziu com brilhantismo um coro formado pelo Roda Viva e outras sessenta vozes infantis. Momentos de júbilo e lágrimas de emoção ocuparam  o recinto da majestosa Igreja de Santo Antônio.
            O evento ainda contou com o brilhantismo da Professora e pianista Lidia Maria de Lana Marzano. Além de um belo e charmoso cerimonial conduzido por Kilmara Tavares.

            Estavam presentes ao evento, personalidades como o Secretário de Cultura João Batista Silva Neto; o presidente da ACLCL, Douglas Coimbra; vários membros do CONPHIC (Conselho de Patrimônio Histórico), entre outras personalidades da música de C. Lafaiete e região. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Belíssimo espetáculo digno de grandes teatros. Lafaiete precisa urgentemente de espaços para estas atividades. Parabéns pequenos grandes regentes e para o professor regente. "Bons mestres melhores alunos". E que surjam dentre os pequenos cantores dos 2 projetos outros tantos para brilhar.

Anônimo disse...

Geraldo, obrigado

Parabenizamos também ao Talles, Daniel e Édila pela belíssima regência, conduções estas que não nos trouxeram em nenhum momento fragmentos de insegurança ou coisas semelhantes, pelo contrário, conforto e satisfação. E quanto aos trabalhos com as crianças... "Divino".

Abraço a todos

Marcos

Douglas de Carvalho Henriques disse...

Como sempre, mais uma bela apresentação do Madrigal Roda Viva. Merecem aplausos os cantores e o maestro Geraldo Vasconcelos. É importante notar que o trabalho do maestro Geraldo VaAscconleos tem sido tão profícuo que já estão sendo formados novos regentes de coros sob sua batuta, como os que se aprsentaram brilhantemente e que torcemos, farão com que se multiplique a música de qualidade em Conselheiro Lafaiete. Fico, também, feliz com a homenagem prestada à Poetisa e Acedêmica da ACLCL. Professoara Leda Maria Augusta Vieira de Faria. Parabéns a todos., Douglas de Carvalho Henriques - "cópia do comentário publicado no site Fato Real"

Geraldo Vasconcelos - maestro disse...

Parabéns a todos pelo belo concerto.
Fizemos um bom trabalho com evidências robustas de que estamos arquitetando um coro muito legal.

Os que sobreviverem, estejam certos, serão sujeitos de uma linda história... construir um belo jardim em terras
infrutuosas.