domingo, 8 de abril de 2012

Imprensa, Instituição e Amigos são agraciados pela Comenda "Historiador Allex Milagre"

Comenda Historiador Allex Milagres

A Comenda “Historiador Allex Milagre” foi entregue na noite do dia 27 de março, no Auditório da Semed. Entre os agraciados estão pessoas e instituições que participaram de alguma forma na vida do historiador, único biógrafo Lafaietense do Conselheiro e Jurista Lafaytte Rodrigues Pereira.
A Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) e a Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA), a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria estão realizando o Projeto “Caminhos de Conselheiro Lafayette”, a fim de pesquisar e difundir a vida e obra do ilustre Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira, patrono do nosso município. A história do político, jurista e escritor mineiro nascido na Fazenda dos Macacos, em sendo resgatada pelos biógrafos Allex Milagre e Lafayette de Andrada. E, em homenagem ao biógrafo e também filho da terra, Allex Milagre, que lançou o diagnóstico “Lafayette Rodrigues Pereira – um ilustre Queluzense”, pela LESMA Editores, foi criada a  Comenda “Historiador Allex Milagre”.
Para a cerimônia de entrega das Medalhas foram convidados a formarem a meda de honra o Diretor da FDCL, Hamilton Junqueira; o Presidente da LESMA, Wagner Vieira; o Promotor de Justiça e Curador do Patrimônio Histórico, Glauco Peregrino; o pai do historiador homenageado, Sr. José Bonifácio Milagre; o Professor Mauro Filó, representando o Deputado Estadual Lafayette Andrada e o Secretário de Cultura, João Batista da Silva Neto.
Na ocasião foi lido um pequeno histórico sobre a vida de Conselheiro Lafayette e também uma pequena apresentação sobre o historiador Allex Milagre. Em seguida foram entregues as medalhas, tendo como agraciados amigos, imprensa e instituições. A primeira medalha foi entregue à família do historiador, representada pelos seus pais, José Bonifácio Milagre e Isaura Maria de Assis Milagre; pela prefeitura de Lafaiete receberam as medalhas, o Secretário de Cultura, João Batista e a historiadora Mauricéia Maia; a jornalista Andréia Laporte recebeu a honraria em nome da UNIPAC; os amigos de Allex Milagre, Maestro Carlos Fecher, Professor de Regência da UFRJ, Ernane Aguiar e Maestro Aloísio Viegas também foram agraciados; o Diretor da FDCL, Hamilton Junqueira, o Consórcio Mineiro de Comunicação, representado por Cleonice Libânio, a historiadora Avelina Noronha, o Promotor e Curador do Patrimônio Histórico, Glauco Peregrino e o Deputado Lafayette Andrada foram personalidades homenageadas com a Comenda. Pela imprensa receberam a honraria as Rádios Queluz e Rádio Carijós, representadas pelos locutores Marcos Paulo e Cristiane Corrêa. Os Jornais Correio de Minas, Expressão Regional, Nova gazeta, Folha Livre e Correio da Cidade também receberam as medalhas e foram representados por Guilherme Vinícius, Sônia Santos, Tatiana, Cecília Cardeal e Frances Santana. A TV Lafaiete foi representada por Cristiane Corrêa. Os sites Redação News e InFoco Notícias foram representados pelas jornalistas Rafaela Melo e Kátia Matos.
Os amigos e Maestros Carlos Fecher e Aloísio Viegas se pronunciaram após a entrega das medalhas e trouxeram relatos emocionados e destacaram a importância de guardar a figura de Allex não como um mito, mas a figura de homem que viveu e sofreu como qualquer outro. “A gente vê aqui um monte de amigos recebendo a foto do Allex no peito. Então vamos guardar esta imagem aqui perto do peito mesmo. Isso aqui é um símbolo, mas é um símbolo que nos chama à responsabilidade de trazer Állex perto da gente e levar adiante a sua obra”, relatou o Maestro Carlos Fecher.
Participou ainda do evento o Madrigal Roda Viva, regido pelo Maestro Geraldo Vasconcelos. Ao final da cerimônia foi exibido vídeo com a última entrevista de Allex Milagre produzido pela LESMA em parceria com a TV Lafaiete, onde o historiador descreve alguns detalhes da vida e da obra de Lafayette Rodrigues Pereira.
Fonte: Assessoria de Comunicação – PMCL
Postada por Silvânia Santos




matéria completa em : Prefeitura Municipal - imprensa

Nenhum comentário: