domingo, 8 de abril de 2012

Madrigal Roda Viva segue trajetória de sucesso com o canto coral



E-mailImprimirPDF
Asintonia de 21 vozes regidas pelo maestro Geraldo Vasconcelos já atraíram os olhares atentos de públicos em festivais nacionais e internacionais. Estamos falando do Madrigal Roda Viva, que segue sua trajetória de sucesso projetando Lafaiete e região no cenário da música coral no Brasil e até mesmo fora do país. Se 2011 foi um ano marcante para o Madrigal, 2012 também promete ser inesquecível porque ele está entre os 12 corais selecionados pelo Museu da Música de Mariana e pela Fundação Cultural da Arquidiocese Marianense para participar do Projeto de Aperfeiçoamento de Maestros e Regentes de Coros e Capacitação de Cantores. As primeiras etapas foram concluídas no final no ano passado e, já no primeiro semestre deste ano, serão realizados 48 concertos: 12 na Catedral da Sé, de Mariana, e os outros nas cidades-sedes dos coros.

Na sexta-feira, dia 23, o salão do Fórum Dr. Assis Andrade abriu suas portas para um emocionante concerto de gala do Roda Viva e, neste fim de semana, as apresentações continuam. No sábado, 24, será às 19h30, na Igreja de Santo Antônio. E no domingo, 25, o público poderá prestigiar o coral na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A grande surpresa da noite será a participação do Coral Cantata, do Colégio Nazaré, que apresentará partes da Ladainha de Nossa Senhora, de compositor anônimo. Os concertos têm como repertório músicas sacras e serão acompanhados pelo Conjunto de Câmara do Museu da Música de Mariana e da pianista Lídia Maria de Lana Marzano.
Os solistas do Madrigal são formados pelos sopranos Juliana Vasconcelos, Letícia Nascimento e Giselda Rodrigues, pelos contraltos Édila Campos e Andreia Marçal, os tenores Adão Gomes e Daniel Rezende e os baixos Teotônio Dias, Dayvid Lucyan e Talles Matos. Muita expectativa também para o dia 29 de abril, quando o Roda Viva fará sua audição na Catedral da Sé, de Mariana, acompanhado pelo órgão Arp Schnitger, pela organista titular da Sé, Josinéia Godinho, e pelo maestro Geraldo Vasconcelos.

Etapas do projeto


A primeira etapa do projeto foi concluída em setembro do ano passado e ofereceu cursos de aperfeiçoamento para os regentes, com análise da estética musical colonial, princípios de regência, técnica vocal específica, práticas pedagógicas, utilização dos materiais editados pelo Museu da Música para preparação dos coros, produção cultural e organização de concertos. A segunda etapa, que seguiu de outubro a dezembro, foi marcada por atividades com os coros em suas cidades, sob a direção dos respectivos regentes, na preparação para a execução do repertório selecionado junto ao acervo do museu.
Segundo o regente Geraldo Vasconcelos, no domingo, dia 11, o Madrigal e a pianista Lídia Marzano estiveram em Mariana para a última etapa de preparação dos concertos. “Na oportunidade, visitamos o museu e aprendemos um pouco mais sobre o seu valioso acervo. O preparador vocal, Vítor Gomes, realizou um refino vocal com os naipes do coro e, em seguida, cantou algumas obras do programa dentro do museu e participou de um ensaio de luxo no coro da Sé, com acompanhamento de Josinéia Godinho”, lembrou.

Madrigal Roda Viva

Fundado em 1º de setembro de 1998, o Roda Viva tem como presidente do biênio 2011/2012 o cantor Marcos Aurélio Cunha e sempre foi regido pelo maestro Geraldo Vasconcelos. O coral já participou dos principais eventos de corais nacionais e internacionais realizados no Brasil e de programas na Rede Globo, Bandeirantes e Rede Vida. Organizador do tradicional “Encanta Lafaiete- Festival Internacional de Corais- nos caminhos do ouro”, o Madrigal também participa de importantes eventos na região do Alto Paraopeba. Seu repertório é marcado pela música setecentista brasileira, com ênfase para as obras mineiras, além de breves incursões no folclore nacional, renascença, romantismo e música popular brasileira.
Declarado como Entidade de Utilidade Pública Municipal, pela Lei 4.653, de 2004, o Madrigal já gravou seu CD/DVD “X Encanta Lafaiete” e o DVD “Canções de Natal”, gravado em igrejas históricas de Mariana, Congonhas, Lafaiete e na serra de Ouro Branco. A caminhada do grupo para fora do país começou em 2010, quando participou do 12º Festival Internacional de Cuzco, no Peru, acompanhado de renomados corais. O coral vem trabalhando para a formação de novos cantores, ministrando aulas de iniciação musical e técnica vocal. Os interessados podem obter mais informações por meio dos telefones: (31) 3721-1396 ou 8579-1396.

Nenhum comentário: