quarta-feira, 1 de agosto de 2012

http://iof.mg.gov.br

Férias terminam em canto


E-mail Imprimir PDF

Agosto em BH começa com apresentação de corais na Praça da Assembleia, promoção do BDMG Cultural
P
ara se despedir das férias de julho, o BDMG Cultural realizará mais uma apresentação do programa Quatro Cantos - Coral na Praça, no dia 2 de agosto, quinta-feira, às 19:30 horas, no coreto da Praça da Assembleia, bairro Santo Agostinho. O projeto trará a musicalidade e sensibilidade dos corais Campus em Canto (Regência - Daniel Rezende Lopes), Waldemar Baptista (Regência - Flávia Campanha), Madrigal Roda Viva (Regência - Geraldo Vasconcelos) e Coral BDMG (Regência - Arnon Oliveira).
Esse projeto é reconhecido como uma das mais importantes iniciativas de canto coral de Minas.
Há dezenove anos, o público belo-horizontino é convidado a prestigiar a qualidade musical dos grupos corais mineiros. As apresentações já reuniram mais de 210 coros, entre infantis e adultos, da Capital e de cidades do interior.
São os seguintes os participantes:
1 - Coral Campus em Canto.
Iniciou suas atividades em 2010, por meio de uma solicitação do Núcleo de Educação para Jovens e Adultos da UFMG. Desde agosto de 2011, está sob direção de Daniel Rezende Lopes, cantor de importantes grupos corais do Estado, como Coro de Câmara da Escola de Música da UFMG, Coro Madrigale e Madrigal Roda Viva. Cursa bacharelado em canto lírico pela UFMG, na classe da professora Mônica Pedrosa.
Repertório: Jesus, Jesus - Cânone; Canto do Povo de um Lugar - Caetano Veloso (Arranjo: Samuel Kerr); Cio da Terra - Chico Buarque e Milton Nascimento; Você - Tim Maia (Arranjo: Márcio Mattos); Ô Abre Alas - Chiquinha Gonzaga/Citação Bandeira Branca - M. Nunes/Laércio Alves; (Arranjo: Roberto Anzai)
2 - Coral Waldemar Baptista
Foi fundado em 1971 por um grupo ligado ao movimento musical de Sabará, liderado pelo médico e poeta Waldemar Gomes Baptista e pelo regente e professor José Guilherme Alves. Apresentando composições que vão do clássico ao contemporâneo, participa de eventos por todo o País, com destaque para o Festival de Bach, em São Lourenço; Internacional Choral Festival, em Juiz de Fora; X Encorama - Encontro Nacional de Coros de Macéio, na cidade de Alagoas; XII Encoa, de Goiás; e Circuito de Corais em Diamantina. Desde 1981, participa dos encontros promovidos pela Federação Mineira de Coros. À frente está a maestrina Flávia Campanha, que se apresentou na Alemanha, Portugal, Itália e Chile como regente auxiliar do coro adulto da Associação Artística Júlia Pardini.
Repertório: Serra da Boa Esperança - Lamartine Babo (Arranjo: Amaury Vieira); Insensatez - Tom Jobim e Vinícius de Moraes (Arranjo: Eugênio Wilman); Close to you - Hal David/Burt Bacarach (Arranjo: Ernani de Castro Maletta); Babay Yetu - By Christopher Tim (Pai Nosso interpretado no idioma Swahli, falado por tribos africanas da região centro-leste da África).
3 - Madrigal Roda Viva
A Associação Artística e Cultural Madrigal Roda Viva foi criada em 1998, em Conselheiro Lafaiete. Já participou de vários eventos nacionais e internacionais, com destaque para os festivais de Poços de Caldas, São Lourenço, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Mariana, Ouro Preto, São João del-Rei, Congonhas, Campos (RJ), Londrina (PR), Criciúma e Araranguá (SC), e Peru, no XII festival Internacional de Cuzco. A direção do coro é responsável pela organização do festival internacional de corais Encanta Lafaiete. A discografia do coro registra os álbuns e DVDs "X Encanta Lafaiete" e "Canções de Natal". Atualmente, é regido pelo maestro Geraldo Vasconcelos.
Repertório: Quadrilha - Música de Osvaldo Lacerda sobre o texto de Carlos Drummond de Andrade; Nobody Knows - Negro Spiritual (Arranjo: Alice Parker e Robert Shaw) Não sou da lama - Francisco Itaboray (Arranjo: André Pires); Água de beber - Tom Jobim e Vinícius de Moraes (Arranjo: Alexandre Zilahi).
4 - Coral BDMG
Considerado um dos principais coros amadores de Minas Gerais, o Coral BDMG iniciou suas atividades em abril de 1989. Seu repertório eclético, especialmente dedicado à música brasileira, inclui composições da época colonial mineira, obras eruditas, folclóricas, populares e contemporâneas. Para divulgar estes clássicos, o Coral BDMG já percorreu inúmeras cidades de Minas; realizou concertos no Sul do Brasil e se apresentou em países como Argentina, Portugal, Itália, Alemanha e França. Desde 1994, realiza a série Quatro Cantos - Coral na Praça. A fim de registrar os 23 anos de história do coro, o CDs "Pelos Quatro Cantos do Brasil", "Coral BDMG na Estrada Real: a música colonial mineira em suas origens" e o DVD com a gravação do "Messias", de Haendel, foram lançados em 2000, 2008 e 2010, respectivamente. Hoje, o Coral é regido pelo maestro Arnon Sávio Reis de Oliveira, graduado em piano e regência pela Escola de Música da UFMG e mestre em musicologia, com ênfase em música brasileira, da Unirio.
Repertório: Alleluia - Gordon Young; Gago Apaixonado - Noel Rosa (Arranjo: Esmeralda Ruzanowsky); A Banda - Chico Buarque; What a wonderfoul world - George D. Weiss/Bob Thiele (Arranjo: Mark Brymer).

ABIOCasa Civil
Rede MinasPortal de ComprasServasInconfidenciaTJMG

Nenhum comentário: