quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Quatro Cantos - Coral na Praça promove encontro de corais no Coreto da Praça da Assembleia, dia 2 de agosto



Coral BDMG, sob a regência do maestro Arnon Sávio Reis de Oliveira
se apresenta no coreto da Praça da Assembleia, dia 2 agosto


No próximo dia 2 de agosto, quinta-feira, às 19h30 no Coreto da Praça da Assembleia, em Belo Horizonte - MG, o "Quatro Cantos - Coral na Praça" - uma iniciativa do BDMG Cultural que valoriza e divulga o canto coral em Minas Gerais, promove mais um encontro de corais.

Participam os seguintes corais: Coral Campus em Canto - regência : Daniel Rezende Lopes, Coral Madrigal Roda Viva - regência Geraldo Vasconcelos, Coral Waldemar Batista - regência Flavia Campanha e Coral BDMG - regência Arnon Oliveira.

Essa é a décima nona edição do projeto, que tem o objetivo de divulgar o trabalho dos corais mineiros e incentivar a formação de novos grupos, além de dar visibilidade aos corais que geralmente não têm onde se apresentar. O Quatro Cantos prioriza a variedade de grupos, composição, estilo e origem. Participam corais infantis, formados em igreja, criados em comunidades carentes e outros.


"Quatro Cantos - Coral na Praça"
2 de agosto- quinta-feira -19h30 Coreto da Praça da Assembleia -
Belo Horizonte- MG
Entrada Franca
.


Confira aqui os corais participantes, o repertório e participe do evento!



1) Coral Campus em Canto

Vinculado ao Núcleo de Música Coral da UFMG e ao Projeto Corais no Campus. Tal atividade de Extensão Universitária tem o objetivo de proporcionar à comunidade o contato com a Música, mais especificamente, o canto coral. O coro iniciou suas atividades em 2010 através de uma solicitação do Núcleo de Educação para Jovens e Adultos da UFMG e, desde então, vem se apresentando em eventos dentro da própria universidade. Desde Agosto de 2011 está sob a direção de Daniel Rezende Lopes.

Regente: Daniel Rezende Lopes

Natural de Conselheiro Lafaiete – MG. Iniciou seus estudos musicais como integrante do Coral Cantata do Colégio Nossa Senhora de Nazaré sob orientação do Maestro e Professor Geraldo Vasconcelos. Participou de diversas oficinas de preparação vocal, regência e prática coral ministradas por nomes como Homero Magalhães Filho, Marco Antonio da Silva Ramos, Susana Igayara. Atua como cantor em importantes coros de Minas Gerais, dentre eles: o Coro de Câmara da Escola de Música da UFMG, Coro Madrigale e Madrigal Roda Viva no qual também exerce a atividade de preparador vocal. Atualmente cursa Bacharelado em Canto Lírico pela UFMG na classe da Professora Mônica Pedrosa além de reger o Coral Campus em Canto.

Repertório

1) JESUS, JESUS - Cânone
2) CANTO DO POVO DE UM LUGAR - Caetano Veloso - Arr: Samuel Kerr
3) CIO DA TERRA - Chico Buarque e Milton Nascimento
4) VOCÊ - Tim Maia - Arr: Márcio Mattos
5) Ô ABRE ALAS - C. Gonzaga - Citação: Bandeira Branca (M.Nunes/ Laércio Alves) - Arr: Roberto Anzai


2) Madrigal Roda Viva (Conselheiro Lafaiete)

A Associação Artística e Cultural Madrigal Roda Viva foi fundada em 1º de setembro de 1998. Desde então participou de vários dos principais eventos Corais nacionais e internacionais realizados no Brasil. Destaque para os festivais de Poços de Caldas, São Lourenço, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Mariana, Ouro Preto, São João Del Rey e Congonhas em Minas Gerais além de Campos (RJ), Londrina (PR), Criciúma e Araranguá (SC), e diversos programas televisivos.

É responsável pela organização do “ENCANTA LAFAIETE” - Festival Internacional de Corais, conforme Lei Municipal, trazendo à região de maior concentração de acervo do barroco mineiro, a vivência cultural de outros povos, representados por conjuntos corais de excelência, do país e do exterior.

Seu repertório contempla a música setecentista brasileira, com ênfase para as obras mineiras; além de breves incursões no folclore nacional, renascença; romântico e a música popular brasileira.

Sua discografia registra as seguintes obras: CD/DVD “X Encanta Lafaiete” e o DVD “Canções de Natal” – gravado em Igrejas históricas de Mariana, Congonhas, Lafaiete e na Serra de Ouro Branco.

Em setembro de 2010, o Madrigal participou da XII edição do Festival Internacional Cuzco, no Peru, ao lado de importantes corais oriundos de outros cinco países. Em visita à Macchu Pichu, viveu a inédita experiência de registrar imagem e som nas montanhas daquela cidade Sagrada.

A Presidência, no biênio 2011/2012 - é do cantor Marcos Aurélio Cunha e a Regência, desde a fundação, é do Maestro Geraldo Vasconcelos.

Repertório

1) QUADRILHA - Música de Osvaldo Lacerda sobre Texto de Carlos Drummond de Andrade;

2) NOBODY KNOWS - Negro Spiritual - Arr: Alice Parker e Robert Shaw

3) NÃO SOU DA LAMA - Francisco Itaboray - Arr: André Pires

4) ÁGUA DE BEBER - Tom Jobim e Vinícius de Moraes - Arr: Alexandre Zilahi

Regência: Geraldo Vasconcelos


3) Coral Waldemar Baptista

Fundado em 24 de maio de 1971, por um grupo de pessoas ligadas ao movimento musical de Sabará, lideradas pelo médico e poeta Dr. Waldemar Gomes Baptista e pelo Regente e Professor José Guilherme Alves, o Coral Waldemar Baptista tornou-se um grupo com grande versatilidade, tendo em seu repertório peças importantes do clássico, barroco mineiro, popular e contemporâneo.

Tem sido presença constante em todos os eventos realizados no Município e em outras cidades, participando de encontros, festivais, cerimônias religiosas e sociais, com destaque para o “Festival Bach” em São Lourenço, o “International Choral Festival” de Juiz de Fora, o “X ENCORAMA” – Encontro Nacional de Coros de Maceió, no Estado de Alagoas, o “XIII ENCOA” encontro de Corais de Anápolis, em Goiás , os 7º e 8º Circuito de Corais em Diamantina, concertos em Conservatória e Valença, Estado do Rio de Janeiro. Reconhecido como entidade pública Municipal e Estadual, desde de 1981, vem participando de quase todos os encontros promovidos pela Federação Mineira de Coros.

Regente: Flavia Campanha

O interesse de Flávia Campanha de Oliveira pela música vem desde a infância. Aprimorou seus conhecimentos com professores como Maria do Carmo Câmpara, Vânia Lovaglio, Eládio Perez Gonzalez, Teruo Yoshida e Mariza Fonterrada, entre outros.

Em seu currículo destacam-se as fundações do Coro Infantil Waldemar Baptista, do Coro Juvenil Soledade e do Coro Infantil João Campanha.

Com o Coro Neuchatel, da Suíça, sob a regência do maestro Pierre Hewiller participou em 1988, em Belo Horizonte, como cantora da “Cantata E=MC2”.

Foi regente do coro juvenil e regente auxiliar do coro adulto da Associação Artística Júlia Pardini, apresentando-se com grande êxito na Alemanha, Portugal, Itália e Chile. Atualmente estão sob a sua regência os coros Adulto e Infanto-juvenil Waldemar Baptista de Sabará.

Repertório

1 – SERRA DA BOA ESPERANÇA: - Lamartine Babo - Arr: Amaury Vieira

2 – INSENSATEZ – Antônio Carlos Jobim / Vinícius de Moraes - Arr: Eugênio Wilmam

3 CLOSE TO YOU – Hal David / Burt Bacarach - Arr: Ernani de Castro Maletta

4 – BABA YETU - By Christopher Tim (Trata-se do “Pai Nosso”, cantado no idioma SWAHILI que é falado pelas tribos africanas que vivem no centro-leste daquele continente).


Coral BDMG

O Coral BDMG iniciou suas atividades em abril de 1989, em Belo Horizonte. Considerado um dos principais coros amadores de Minas Gerais, tem repertório eclético e especialmente dedicado à música brasileira, incluindo músicas da época colonial mineira, obras eruditas, folclóricas, populares e contemporâneas. Divulgando esse repertório, o Coral BDMG percorre várias cidades do interior de Minas e realizou concertos no Sul do Brasil, além de apresentar-se em vários países (Argentina, Portugal, Itália, Alemanha e França). Registrando sua atividade, o Coral BDMG lançou os CD’s “Pelos Quatro Cantos do Brasil”, e Coral BDMG na Estrada Real: a música colonial mineira em suas origens; e o DVD com a gravação do “Messias”, de Haendel.

Atualmente, o Coral do BDMG é regido pelo maestro Arnon Sávio Oliveira, graduado em Piano e Regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2001, obteve o Mestrado em Musicologia, com ênfase em Música Brasileira pela Uni-Rio. Desde 1990, tem desenvolvido uma intensa atividade musical nas áreas de pesquisa e execução, sempre atuando à frente de coros e formações orquestrais. Rege também o Coro Madrigale.

Repertório

1) ALLELUIA – Gordon Young

2) GAGO APAIXONADO – Noel Rosa - Arr: Esmeralda Ruzanowsky

3) DOBRADO ONOMATOPAICO – Osvaldo Lacerda

4) WHAT A WONDERFUL WORLD – George D. Weiss/Bob Thiele – Arr: Mark Brymer

Regência: Arnon Oliveira

Nenhum comentário: