sábado, 1 de setembro de 2012

Eventos apoiados pela Fundação Casa de Cultura são destaques na Semana da Consciência Negra


20 de novembro de 2009


A Semana da Consciência Negra em João Monlevade terá programação especial em vários pontos da cidade. Durante toda a semana a Associação Navio Negreiro (Anan), grupo cultural Fazendo Arte e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos realizaram diversas atividades no salão da entidade.
Nesta sexta-feira, 20 se apresentam a partir das 20 horas, os grupos Sambaê, McBob Tury, Chocolate, Pit Bull e Fora De Controle mirim (FDC). Haverá exposição de grafite do artista plástico “Pantera”. A entrada é franca. Também nesta sexta-feira, 20, a Paróquia São Luis Maria de Monfort realiza uma missa afro a partir das 19 horas na igreja do bairro Cruzeiro Celeste.
No mesmo dia, a Escola Estadual Manoel Loureiro promove um concurso de beleza negra a partir das 19 horas. O diretor da Fundação Casa de Cultura, Luciano Roza será um dos jurados do concurso.
Neste sábado, 21, com entrada franca, haverá o Encontro de Corais Mineiros promovido pelo Coral Arte das Artes no Teatro Antônio Gonçalves (Centro Educacional de João Monlevade) às 19h30. A programação faz parte das comemorações do cinqüentenário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e do Dia Nacional da Consciência Negra. Haverá as participações dos corais da ArcelorMittal Monlevade, Família Querubins, Música e Companhia (Barão de Cocais), Canto Livre (Contagem) e Madrigal Roda Viva (Conselheiro Lafaiete).
Para o diretor da Fundação Casa de Cultura, Luciano Roza, um dos compromissos da Administração é apoiar a diversidade cultural que existe na cidade. Segundo o presidente da Associação Navio Negreiro, Agostinho Stanislau Gonzaga, a semana é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e relembra ainda o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, símbolo da resistência do negro à escravidão. “Não devemos esquecer como morreu Zumbi, porque todos os dias e todos os meses é tempo de lutar como ele lutou”, comenta.

Nenhum comentário: