quinta-feira, 23 de maio de 2013

http://acordarcultural.com/noticia/coluna-geraldo-eustaquio-ferreira

O Coral Monlevade, fundado em 26 de maio de 1963, constituiu-se por longos anos em única entidade cultora e difusora do canto coral no município de João Monlevade e região. Nos anos iniciais (1963-1966), foi regido por Luciano Lima, que integrou seu quadro fundador, depois (1966-1972), por Vicente Soares, que registrou seus primeiros estatutos e o regeu por quase oito anos. A partir de 1972, de novo sob a regência de Luciano Lima, o Coral passou por grande apuro técnico, tornando-se um dos melhores do estado de Minas. Tendo funcionado ininterruptamente por quase trinta anos, a alta rotatividade de seus componentes aliada à ausência de recursos técnicos e financeiros para investir na renovação de seus quadros confluíram em frequentes interrupções de suas atividades, paralisadas de vez em 2005, após curto período sob a regência de Andréia de Carvalho, integrante do mesmo como contralto.
Não obstante os períodos de ‘’recesso’’, fez história na cidade, apresentando-se numerosas vezes em eventos cívicos, culturais e religiosos, além do sempre esperado Concerto de Natal e, participando de eventos regionais e nacionais, projetou o nome do município além das fronteiras do próprio estado de Minas. Tendo feito história na cidade e tendo contribuído na formação de outros coros, a ocorrência de seu 50º aniversário se afigura como oportunidade excepcional de revigoramento do canto Coral na cidade, oportunizando a realização de um evento de grande alcance cultural, com a seguinte programação básica:
  • Dia 22/06 – 19h30 - Encontro de Corais, a ser realizado no Auditório do Centro Educacional de João Monlevade quando se espera a participação dos seguintes corais da cidade e região : Coral Arte das Artes, Coral Arcelor Mittal Monlevade, Coral Família Alcântara, Coral da Escola Cônego Higino, todos da cidade. E ainda o Madrigal Roda Viva (de Lafaiete) e Coral da Unileste (Fabriciano). 
  • Dia 23/06 – 10h - Missa Solene na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo bispo emérito Dom Lélis Lara e cantada pelo Coral Monlevade.

 Assim, ao se comemorar o aniversário do Coral, espera-se reviver sua trajetória de sucesso, com a presença das personagens mais significativas de sua história, possibilitando-se o encontro e intercâmbio entre aqueles que hoje fazem o canto coral na cidade e região, proporcionando-se ainda entretenimento aos cultores e apreciadores do canto coral. Em suma, busca-se promover o revigoramento do canto coral em João Monlevade, valorizando-se os grupos que o executam e ressignificando para as novas gerações os valores que fazem a grandeza do canto coral.
Vislumbrando a possibilidade de sua revitalização, novamente o Coral Monlevade desperta de mais um período de recesso, tentando juntar os pedaços de uma vida ou os cacos de um cristal que parece que se quebrou e que se tenta recompor com alegria e com saudade.

Historiador e pesquisador Geraldo Eustáquio Ferreira, popular “Dadinho”
Dadinho escreve memórias e possui diversos registros históricos, fotos, diários
e livros.
Lançou o livro de Cordel em Verso intitulado “A Saga do Padre Higino”, em 
homenagem ao centenário de Cônego José Higino de Freitas.
O cordel conta com ilustrações do artista plástico e desenhista Onésimo
Marcelo Rodrigues, o “Nem”.

Nenhum comentário: