quarta-feira, 22 de outubro de 2008

C O R A L, U M C A N T O A P A I X O N A N T E !

O que nos aproxima da felicidade e nos faz bem, é saber que pertencemos . . . as pessoas tristes, sofridas e marginalizadas não pertencem a quase nada.

C O R A L, U M C A N T O A P A I X O N A N T E !

A r t e c o m o e d u c a ç ã o / constante desafio de quem educa
Uma força única, própria, vinda de uma ação comum, capaz de comunicar ao mundo as abstrações da beleza, da harmonia e a plenitude do transcendental – eis o poder da comunidade coral.
Se nos entregarmos ao caminho que o som da música coral pode nos levar, encontraremos o equilíbrio que favorece a percepção de realidades mais profundas, da existência humana, realidades estas que constituem a nossa própria identidade.
A força interior de um coral é percebida em três dimensões:
1.Psicológica – a - emoção: resultado da captação dos fenômenos que
atingem a sensibilidade, fazendo com que o grupo
se entregue ao espetáculo sonoro;
b - vontade: é a força interior que levará o grupo a vencer os
obstáculos para alcançar seus objetivos;
c - razão: envolve a análise e a seleção de combinações mais
adequadas para se atingir a harmonia e a unidade
que farão fluir a força interior.
2.Política – nascerá da necessidade de: * organizar o grupo;
* definir funções de cada elemento;
* pensar aperfeiçoamento e manutenção;
* estabelecer metas.
São leis que só se frutificam a partir da unidade e do equilíbrio do grupo,
advindos da preocupação com o bem comum.
3.Mística – percepção da pessoa humana – vivência da unidade, harmonia e
beleza imanentes ao mais profundo de cada um de nós e que transcende o nosso
espaço interior.
Quando jogamos uma pedra no lago, podemos observar os movimentos das ondas circulares que se formam. Há uma ação que vai produzindo, gradativamente, círculos maiores. Assim também é a ação da vivência coral. Os horizontes do grupo vão se alargando no seu próprio processo-dimensão pessoal, grupal, comunitário, social e político.
Assim, um grupo coral pode ser um agente transformador da sociedade por meio de sua educação musical.{educação, do latim EX – de dentro + DUCERE – tirar, levar. Educação significa o processo de tirar de dentro de uma pessoa, algo que está presente nela, naturalmente}.
Esta é uma das dimensões do grupo coral, encontrar o som de cada ser humano para que ele possa se inserir num processo de educação musical que o liberta, a partir de sua própria beleza interior, do seu saber, que no sentido original significa SENTIR O GOSTO, PERCEBER.
O saber é uma experiência. E toda experiência é única, singular, pessoal. Através desta experiência musical é que vamos nos descobrir, dar um novo sentido às nossas vidas por meio do equilíbrio e harmonia, de ritmo e melodia, de passo e compasso, encontro e reencontro sintonizado com as necessidades do mundo e assim transmitir a música da vida humana.
Portanto, música só pode ser tratada como questão de gosto, quando há ausência de educação e consciência histórica. Uma obra musical carrega dentro de si enorme quantidade de referências e informações, através da literatura, do contexto histórico, do ritmo, da melodia, da ambientação harmônica entre outras.
Essa é uma proposta provocante e desafiadora que a cada segundo transforma e renova quem está vocacionado para ser feliz e promover a felicidade - São os que pertencem . . . e luz no túnel para os não pertencentes . . .
SÍNTESE
O Coral, como instrumento dinâmico do fenômeno social, em constante transformação, busca através da própria criança, sempre uma identidade com valores humanos significativos:
valorização da própria identidade – a criança diante dele mesma;
valorização da individualidade do outro;
respeito as relações interpessoais
Isso nos conduz para a edificação de um plano de ação, que passa pelo desenvolvimento da musicalidade; da escolha de um repertório que contempla os valores humanos perenes, que geram consciência e um precioso e fantástico patrimônio artístico e intelectual. A criança que tem tal oportunidade é conhecedora. Quem conhece é mais rico, é mais consciente. Como cidadão pleno, está mais próximo da felicidade!
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Tércio Bretanha Junker: Regente e compositor, especialista em formação de coros infantis e juvenis, PhD em música sacra pelo Christian Theological Seminary – Indianapolis. Atualmente é maestro do coro infantil do Seminary – Northwestern University em Chicago.

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