sábado, 18 de outubro de 2008

Mensagem do Presidente do Madrigal Roda Viva

Minas Gerais e o Encanta Lafaiete


Felizmente, encontramo-nos mais uma vez no Encanta Lafaiete – Festival Internacional de Corais - para divulgar nossa arte – o canto coral.
Emoldurada por montanhas, a cultura mineira sempre faz jus a sua fama, de singular, de imarcescível. Respeito à parte, não há precedente na história deste País que sobreponha às nossas tradições, à nossa (tão rica) história. Ocupamos um patamar respeitável.
De uma região, em sua maior parte acidentada, habitada por índios, nasceu Minas Gerais. Sustentamos, por longos anos, a Coroa, o Império. Mas enquanto nos tiravam a matéria formávamos nossa maior riqueza – a cultura mineira.
Nosso barroco, ah, único. Nossa religiosidade move montanhas. Estou me desviando do tema. Devo ater-me ao que me proponho, ao Festival, a Música, ao Canto Coral. Durante alguns dias o encantamento da música tomará nossa cidade. Mais uma vez nos renderemos à emoção.
“A habilidade de pensar logicamente e planejar as suas ações possibilitaram a sobrevivência do homem em um mundo hostil; entretanto, é a aspiração por algo mais do que a mera existência que possibilita chamá-lo de ‘Ser Humano’. A música é uma das manifestações mais significantes da necessidade que temos por algo mais que o simples existir biológico”. Por isso que concluo: antes de tudo, nascemos artistas. Não é impunemente que um ser excepcional nasce artísta.
Sejam todos bem-vindos, a nossa terra, artistas do canto coral e levem consigo a certeza:

Nos teus ares suspiram serestas
És altar deste imenso Brasil
Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece
Não esqueces jamais

Encantado sou,

Luiz Otávio da Silva
Presidente do Madrigal Roda Viva
Diretor da Casa de Cultura

Nenhum comentário: