terça-feira, 14 de outubro de 2008

Histórico dos festivais já realizados

... Em 1994. O Colégio “Nossa Senhora de Nazaré” resolveu implantar um projeto de educação musical, que incluía formação vocal. Então surge o coral Cantata desta Escola, sob a regência do Professor Geraldo Vasconcelos que rapidamente alcança os palcos brasileiros.
Em 1995, a Prefeitura Municipal anuncia a criação do coral Municipal, sob a batuta do Maestro Paulo Siqueira.
O ano de 1996 revela a Conselheiro Lafaiete a magia dos Encontros de Corais através da uma iniciativa inédita do Colégio Nazaré.
O primeiro Festival de Corais de Lafaiete lotou as dependências do Auditório daquela escola. A história conta que lá estavam os corais EMATER de BH sob a regência de Luciano Lima; Cantares de Santa Bárbara, regência de Ângela Pinto Coelho, Coral da Fundação de Educação de João Monlevade – Artes das Artes, regência de Vicente Soares; Coral Musical Primavera, também de João Monlevade, regido por Tó Vilela; Coral Verde Encanto de Belo Horizonte, sob a regência de Ricardo Horta; Coral Contraponto de Petrópolis sob a regência de Carlos Eduardo; Coral da FUNCULT de Congonhas, regência de Herculano Amâncio; Coral Municipal de Conselheiro Lafaiete, regência de Paulo Siqueira e o Coral Cantata do Colégio “Nossa Senhora de Nazaré”, formado por 32 jovens de 13 a 20 anos sob a coordenação do Maestro Geraldo Vasconcelos e irrestrito apoio da direção da escola para alimentação e alojamento dos corais e divulgação do evento.
1997- Ano do II Encontro de Corais: também promovido pelo Colégio Nazaré e realizado pelo Coral Cantata apresentou os Corais Municipal de Juiz de Fora, de Belo Horizonte: o Madrigal Scala; Comunicanto e o Colégio Santo Agostinho; de Conselheiro Lafaiete: coral Municipal e Cantata e teve como palco mais uma vez o Auditório do Colégio Nazaré.
1998 – Registra para a história o nascimento do Madrigal Roda Viva, coro comunitário mantido pelos próprios cantores.
Em 1999, representantes dos corais Cantata, Municipal e Roda Viva acordaram que juntos promoveriam o III Festival de Corais, então batizado de I ENACOROS – Encontro Nacional de Coros – com participação de corais de Minas Gerais e Rio de Janeiro e tendo como palco o Teatro Municipal Placidina de Queiroz.
De 2000 a 2002 ainda sob a denominação ENACOROS, o Festival tem a direção da Prefeitura Municipal em parceria com o Coral Municipal. Nestes 3 anos o Teatro Municipal acolheu grupos de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Volta Redonda, Contagem e Ouro Branco.
Em 2003 e 2004, a prefeitura não promoveu o ENCOROS. O Coral Cantata recebeu na I Bienal Nacional de Coros a visita do Coro Municipal Infanto Juvenil da SMED –Novo Hamburgo – RS sob a regência de Neusa Garcia Cunha Machado e XEROX do RJ sob a regência de Alice Ramos Sena e participação do Madrigal Roda Viva e Cantata, como anfitrião e em 2004 o recebeu a visita do coral UV Vozes do Espírito Santo como palco a Escola de Música Romeu Guimarães.
2005, O Madrigal Roda Viva anuncia o Encanta Lafaiete com as presenças dos corais de Associação Cobra Coral – Araranguá – SC; Canto da Paz – BH – MG; CEFET – Ouro Preto – MG; FUMEC – Belo Horizonte – MG; Cantata – Colégio Nossa Senhora de Nazaré; Madrigal Roda Viva – Conselheiro Lafaiete – MG; Municipal Juiz de Fora – MG; OAB Juiz de Fora – MG e Vocalis – João Monlevade – MG.
2006- O festival reúne corais: Academia Libre Cantare – Ouro Preto – MG; Águas da Prata – Recife – PE; CESUMAR – Maringá – Paraná; Curumim Salesiano, FUMEC e Julia Pardini de Belo Horizonte – MG; Cantata – Colégio Nossa Senhora de Nazaré e Madrigal Roda Viva – Conselheiro Lafaiete – MG; Mokiti Okada - Brasília = DF; Santa Bárbara – Criciúma – SC; Vocacional Cardona – Cardona – Uruguai;
2007 – nos mostra o Canta Vitória-ES; Cantavento – Cabo Frio; Di Castelli-DF; Cáneva e Stela Alpina - Piracicaba-SP; coro universitário UFJF, Municipal, OAB e Vox Uomini de Juiz de Fora; Celenterados, Cantata e Madrigal Roda Viva de Conselheiro Lafaiete.
2008 contará com a participação dos corais: ArcelorMittal Inox Acesita – MG; Grupo Cantares – Santa Bárbara – MG; Capela - RJ; Collegium Cantorum Curitiba – PR; Coral da FACHO - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Madrigal do Recife – PE; Madrigal Roda Viva, Madrigal Roda Infanto Juvenil e Cantata – Conselheiro Lafaiete – MG; SMED – Novo Hamburgo – RS; Tuaná Tuaná – Luanda - Angola – África e Coral Serpa – Lisboa – Portugal – Europa.

Um comentário:

Vandré disse...

O país necessita de iniciativas como essa. Conselheiro Lafaiete deve ser uma cidade modelo, e de uma gente feliz. Parabens!
Celina, agora encantada, Moraes. São Carlos-SP