quarta-feira, 12 de outubro de 2011

XII Encanta Lafaiete - Cobra Coral

Apresentamos um pouco da história de um dos mais consagrados corais do Brasil.

COBRA CORAL – Maringá – PR

No ano de 1996, na cidade de Maringá, se iniciava a história do Cobra Coral. O diretor do SESC da cidade, Antônio Vieira, convidou o maestro Marcus Geandré Nakano Ramiro para formar um coral com os funcionários do SESC.
Apesar de formado, o grupo não durou muito tempo, mas a idéia continuou viva. O SESC cedeu o espaço e dessa forma nasceu o Coral Maringá, que logo se tornou o “Cobra Coral”, já que seus integrantes queriam ser “cobras” na arte do canto coral.

O coral, formado essencialmente por maringaenses, possui no repertório uma vasta mistura de ritmos. A idéia de desmitificar que o canto coral não é apenas religioso deu certo, e o Cobra Coral trabalha diferentes estilos musicais. Além disso, une a essa mistura a vontade de mostrar a beleza e a arte do canto coral.
O Cobra Coral é um coral adulto e misto e é uma Associação Cultural sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal disseminar cultura e arte pelo Paraná e por todo o Brasil. A idéia é também realizar um trabalho que ajude a dar continuidade à realização do Festival Internacional de Corais de Maringá, que já se encontra em sua décima sexta edição.

Nos seus 16 anos de história, o Cobra Coral já realizou mais de 300 apresentações no Brasil e no exterior. Desde o ano de 2002, o coral se tornou Utilidade Pública do Município de Maringá e em 2006 passou a ser também Utilidade Pública do Estado do Paraná.

http://www.cobracoral.org.br/


Nenhum comentário: