sexta-feira, 14 de outubro de 2011

XII Encanta Lafaiete - Coral BDMG

Coral BDMG

O Coral BDMG, um dos principais coros amadores de Minas Gerais, iniciou suas atividades no ano de 1989, na cidade de Belo Horizonte. Com repertório eclético, mas dedicado especialmente à música brasileira, o coro canta músicas da época colonial mineira, incluindo peças restauradas inéditas, obras eruditas, folclóricas e populares e música contemporânea.
Com turnês pelo interior de Minas e participação em importantes festivais nacionais e internacionais de corais, o BDMG possui uma história de muito sucesso. O coro já participou do show do cantor Edson Cordeiro e, o mais emblemático, no ano de 1994, fez parte do Especial Roberto Carlos, que foi televisionado para todo o país.

O Coral BDMG também é muito conhecido fora do Brasil. Com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, já apresentou concertos na Argentina, Paraguai, Itália, Alemanha, França, Irlanda e Portugal. No ano de 2000, realizou o projeto Qu4tro Cantos do Brasil em Portugal, em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil, com apresentações nas cidades portuguesas de Lisboa, Porto, Braga,Vila Nova de Gaia e Leiria.
O grupo já participou de gravações de álbuns de artistas mineiros e também tem um CD próprio com uma coletânea de músicas representativas das diversas influências étnico-culturais da música brasileira. Desde 2005, desenvolve o projeto “Coral BDMG na Estrada Real - a música colonial mineira em suas origens”, interpretando peças sacras compostas em Minas Gerais no século XVIII e início do século XIX nas cidades integrantes do circuito da Estrada Real.

Nenhum comentário: