quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CORAL TOM MAIOR – MARIANA-MG


Fundado em 27 de agosto de 2007 o Coral TOM MAIOR é formado em sua quase totalidade, por adolescentes e jovens advindos do Coral Allegretto, composto por crianças. É a oportunidade de continuidade à trajetória musical das crianças que chegam pequenas ao Coral Allegretto e alcançando a adolescência, migram para o Coral Tom Maior. A sua Regência, desde o primeiro ensaio, está incumbida ao carismático Regente Adeuzi Batista Filho, que tem atraído a atenção e o carinho dos componentes do coral e de toda Comunidade Marianense.
O Coral já participou de eventos em Ouro Preto, na Casa da Ópera, ao lado de corais internacionais, além das cidades de Catas Altas, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, Santa Maria de Itabira, Guanhães, Serro, Diamantina, Contagem, Belo Horizonte, etc. Participou em 2008 e 2009 do Concurso de Corais Infanto Juvenis do ITAÚ POWER SHOPPING obtendo respectivamente o 1º e 3º lugares.
Em 2010 participou do Festival de Corais de Sergipe, onde foi aclamado como o melhor coral e no mesmo ano foi a Criciuma - SC participar do Festival Internacional junto à grandes corais de diversos países.
Em outubro de 2011 o Tom Maior esteve, a convite, no Festival Internacional de Cuzco com a responsabilidade do Concerto de Abertura na Catedral da Plaza de Armas. Antes o Coral se apresentou em La Paz - Bolivia e Lima - Perú e mais uma vez obteve da critica local o posto de melhor coro do Festival.
A HISTÓRIA DA MÚSICA CLÁSSICA PASSA POR LAFAIETE
O Encanta Lafaiete tem como patrono o Maestro e Compositor José Maria Rocha Ferreira - 1900 – 1983
Nasceu em Conselheiro Lafaiete – MG quando a cidade ainda se chamava Queluz de Minas. De espírito profundamente místico o compositor erudito, maestro, organista, jurista, professor e escritor Rocha Ferreira tem na sua obra o rigor da escrita encontrado em J. S. Bach e majestosa religiosidade comparáveis a Gabriel Fauré e Cesar Frank.
Sua obra sacra, composta por missas, Motetos e cantatas para duas, quatro e seis vozes, espelha em plenitude o sentido litúrgico da música no cerimonial religioso.
Difundida por diversos maestros, dela encontra-se partituras no Museu da Música de Mariana – MG, no Vaticano, em países da Europa e Costa Africana. A maioria de sua produção profana, de sabor clássico e romântico, está inédita e inclui peças para piano, orquestra, solistas e coro. Entre as quais destacam a “Missa Dom Bosco” para coro a quatro vozes mistas – 1942; “Missa Te Christe Súplices” para coro e órgão – 1938; “Noturno nº 1” para piano - 1968; “Impressões Mineiras” para piano – abril de 1968 entre outras.

Nenhum comentário: