terça-feira, 15 de novembro de 2011

Jornal Correio da Cidade

Encanta Lafaiete começa nesta sexta-feira

E-mailImprimirPDF
ARedação do Jornal CORREIO teve a honra de receber nesta sexta-feira, dia 11, o Coro Vocacional Cardona, do Uruguai, que se apresentou emocionando a todos os funcionários. Mas o público poderá prestigiar as apresentações dos outros corais participantes da 12ª edição do Encanta Lafaiete. Nesta sexta-feira, dia 11, o Centro Cultural da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias abre suas portas às 20h para os corais Cantata, do Colégio Nazaré, o Tom Maior, de Mariana, o Cobra Coral, de Maringá, e o Vocacional Cardona. Neste sábado, das 9h às 11h30, os corais se apresentam no coreto da praça Tiradentes e nas ruas e avenidas do centro da cidade. Às 20h, será a vez do Roda Viva, Canarinhos de Itabirito, BDMG, de Belo Horizonte, e o Cobra Coral. No domingo, os corais participam da Feira e Arte, na avenida Telésforo Cândido de Rezende, às 10h.

Coro Vocacional Cardona
O Coro Vocacional Cardona foi fundado em 1974, na cidade de Cardona, estado de Soriano, como resultado da convocação de seu atual director, professor Wladimir Schneiderman, para interpretar uma obra de sua autoria intitulada "Misa Criolla Oriental", com a adaptação dos textos a cargo de Uruguay Reppeto e se estreou em dezembro de 1974, na paróquia local. (Registrada na Biblioteca Nacional)- Até o momento, o coral já realizou as seguintes apresentações:
1994-   Canta Pueblo 94 - Mendoza - Argentina
1995-   Encuentro Coral De Música Popular - Santa Rosa La Pampa- Argentina
1996-   V Encuentro Internacional De Coros - Cabo Frío - Rio de Janeiro - Brasil – Gravaram seu primeiro vídeo com 15 músicas
1997-   III Festival Internacional de Coros - Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
1998-   Gravou seu primeiro CD com 12 temas
1999-   18ª Coral de Álava - País Vasco - Espanha
1999-   Jornadas Internacionais de Música Coral - Burgos - Espanha
2000-   Primeiro Festival Mundial de Coros - Puebla - México
2001-   Em 24 e 25 de agosto - Festivais de Obera y Ruiz de Montoya - Argentina
2002-   Festival Internacional de Gualeguaychú - Entre Ríos - Argentina
2003-   Organização do Festival Regional de Coros, comemorando os 100 anos na cidade de Cardona (Durazno, San José y el Coro Vocacional Cardona).
Gravaram seu segundo CD "A Mi Ciudad", com 15 músicas pelos 100 anos.
2004-   Para celebrar os 30 anos do Coro, realizaram no Teatro Municipal Artigas da
cidade de Cardona, junto ao Grupo Internacional de Fama Mundial "Opus Cuatro" da cidade de Buenos Aires, com a gravação ao vivo de un CD.
2006-   8º Festival Internacional de Corais Encanta Lafaiete - Conselheiro Lafaiete- Minas Gerais - Brasil. Sendo o único coral estrangeiro da língua espanhola.
Gravação de um DVD de todos os corais que participaram.
2007-   Participação nas comemorações dos 50 anos da Sociedad Criolla La Lata Vieja interpretando La Misa Criolla Oriental. – Encontro de corais na cidade de Mercedes- Concerto de Natal na cidade de Nueva Helvecia.
2008-   14° Festival Internacional de Coros- Fest Coros - Juiz de Fora - MG - Brasil em 22 a 28 de setembro. Integrando a delegação o diretor de Cultura da Intendencia de Soriano Maestro Rafael De León.
2010-   Participação nos 50 anos do Colégio Jesús María da cidade de Cardona.
Participação no 2° Encontro Coral Ombúes 2010, na cidade de Ombúes de
Valle
- Participação no 3º Fórum Universal das Culturas - Valparaíso - Chile de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2010- Sendo o único coral do Sul da América.
2011-   3º Encontro Temático De Coros – Domingo, 11 de setembro em Nueva Helvecia.
- ENCANTARTE 2011- 4º Encontro De Coros Del Sur - Sábado 24 de setembro, en Nueva Helvecia.
O repertorio do Coro Vocacional Cardona se baseia fundamentalmente, em obras da música popular uruguaiana e latinoamericana, interpretando também Polifonía e música Sacra.
Contam com o total apoio e respaldo da Prefeitura Municipal de Soriano, das Secretarias de Cultura e de Turismo.
Diretor: Professor Wladimir Schneiderman- Tel. 4536- 9027
Coordenador General - Eduardo Lamas - corovocacional(a)adinet.com.uy

Nenhum comentário: