quinta-feira, 10 de novembro de 2011

XII Encanta Lafaiete - Madrigal Roda Viva

Foi fundado em 01 de setembro de 1998. Desde então já participou de diversos eventos nacionais e internacionais. Destaque para os festivais de Poços de Caldas, São Lourenço, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Mariana e Ouro Preto – MG; Campos - RJ, Londrina - PR, Criciuma, e Araranguá – SC, Festival BDMG “Quatro Cantos” na Praça;  programas televisivos das TV`s Bandeirantes, Globo Minas e Rede Vida.
O Madrigal também participa dos epsódios relevantes das cidades da região como: Congonhas, Itaverava, Ouro Branco, Barbacena, Queluzito, Santana dos Montes e São João Del Rey entre outras.
É responsável pela organização do “ENCANTA LAFAIETE” – nos caminhos do ouro - Festival Internacional de Corais  (conforme Lei Municipal 048/2007):  trazendo à região de maior concentração de acervo do barroco mineiro, a vivência cultural de outros povos, representados por conjuntos corais de excelência, de todo o país e do exterior.
 Realiza frequentes audições didáticas em escolas, centros comunitários, empresas, hospitais, repartições públicas; além de variados  concertos   em teatros, Igrejas, museus, Associações e participações especiais em eventos oficiais dos poderes legislativo e executivo.
A partir de 2004 foi declarado Entidade de Útilidade Pública Municipal Lei nº4. 653/2004.
Seu repertório contempla o barroco brasileiro, com ênfase para as obras mineiras; folclore nacional, renascença; romantico e a música brasileira de Chiquinha Gonzaga à contemporaneidade.
Sua discografia registra as seguintes gravações: CD/DVD “X Encanta Lafaiete”, DVD “Canções de Natal” – gravado em Igrejas históricas de Mariana, Congonhas, Lafaiete e na Serra de Ouro Branco - e outras gravações ao vivo  de vários concertos  e participações em eventos corais pelo Brasil.
Reiteradamente o Roda Viva é convidado para participar de importantes eventos Internacionais na Europa, Asia e nas Américas. Em setembro de 2010 o Madrigal participou da XII edição do Festival Internacional de Cuzco no Peru, ao lado de importantes corais oriundos de Guadalajara - México, Buenos Ayres - Argentina, Caracas - Venezuela, Valparaiso - Chile e as cidades de Lima e Cuzco – Peru. O Roda Viva, em visita à Macchu Pichu, viveu a inédita experiência de se tornar o primeiro a gravar  nas montanhas dessa cidade Sagrada.
A Presidência  é do cantor Marcos Aurélio Cunha e a Regência, desde a fundação, é do  Maestro Geraldo Vasconcelos.
http://encantalafaiete.blogspot.com/
http://sites.google.com/site/mrodaviva/

Nenhum comentário: